Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 117


117

PERCEPÇÃO DA PESSOA IDOSA SOBRE O CUIDAR DA ENFERMEIRA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Raniele Araújo de Freitas (ranifreitas84@gmail.com) (Universidade Federal da Bahia - UFBa) ; Tânia Maria de Oliva Menezes (Universidade Federal da Bahia - UFBa) ; Aline Magalhães Bessa Andrade (Universidade Federal da Bahia - UFBa) ; Adriana Valéria da Silva Freitas (Universidade Federal da Bahia - UFBa) ; Halanna Carneiro Guimarães Bastos (Universidade Federal da Bahia - UFBa)

Resumo:
Introdução: O envelhecimento populacional remete a necessidade de direcionamento de ações nos diversos âmbitos da saúde. O cuidado da enfermeira à pessoa idosa pode contribuir para o alcance dessas necessidades. Objetivo: Descrever a percepção da pessoa idosa sobre o cuidar da enfermeira na Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo qualitativo, desenvolvido com 21 pessoas idosas cadastradas em Unidades de Saúde da Família, localizadas no interior da Bahia. As entrevistas ocorreram entre janeiro a março de 2016. A análise ocorreu através da Análise de Conteúdo. Resultados: A categoria apreendida foi: A pessoa idosa considera a enfermeira competente no cuidado, destacando eficiência, qualidade, comprometimento e responsabilidade profissional. Além da escuta qualificada, a enfermeira promove habilidades aprimoradas do diálogo e orientações conforme o entendimento do usuário. Entretanto, algumas dificuldades foram apontadas em virtude das condições econômicas. Considerações finais: O cuidado dispensado pela enfermeira foi percebido como eficiente e expressão de preocupação e interesse pelo seu bem-estar. Contribuições para a enfermagem: o cuidado da enfermeira na Estratégia Saúde da Família promove mudanças na vida do idoso, contribui para promoção da saúde, qualidade de vida, envelhecimento ativo e saudável. Descritores: Cuidados de enfermagem; Idoso; Estratégia Saúde da Família.


Referências:
1. Oliveira AMS, Menezes TMO. A enfermeira no cuidado ao idoso na estratégia de saúde da família. Rev Enferm UERJ, 2014; 22(4): 513-8. 2. Polaro SHI, Gonçalves LHT, Alvarez AM. Construindo o fazer gerontológico pelas enfermeiras na estratégia de saúde da família. Rev. Esc. Enf. USP, 2013; 47(10): 160-7.