Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 115


115

Bioética e os cuidados paliativos: uma revisão integrativa da literatura

Autores:
Priscila Cristina da Silva Thiengo (profprithiengo@gmail.com) (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Antonio Marcos Tosoli Gomes (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Sandra Teixeira de Araújo Pacheco (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Patrícia Lima Peres (Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
Introdução: Pesquisa qualitativa, descritiva, cujo método utilizado foi o de revisão integrativa de literatura, cujo objeto trata da ética e bioética no cuidado ao paciente em cuidados paliativos. O avanço tecnológico e científico na área de saúde possibilitou diagnosticar e tratar as doenças precocemente e, com isso, aumentar a expectativa de vida, porém expôs a população ao maior risco de desenvolver doenças crônico-degenerativas. Sendo assim, o principal objetivo deste trabalho foi descrever o conteúdo abordado nas produções científicas brasileiras sobre as temáticas dos cuidados paliativos e a bioética. Metodologia: A questão norteadora definida para guiar o estudo, foi: "Quais os aspectos bioéticos abordados nos artigos publicados pela enfermagem sobre cuidados paliativos nos últimos 5 anos?". Os dados foram coletados em maio de 2017 utilizando as bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde. Para a busca dos periódicos, de acordo com Descritor em Ciências da Saúde (DeCS), foram utilizados os seguintes: "Cuidado Paliativo" e "Bioética". Resultados: Foram encontrados 68 artigos e destes, selecionados 17 publicações que atenderam aos critérios de inclusão e estabeleceram relação consistente com a temática. Conclusão: O estudo verificou que a autonomia do paciente em cuidados paliativos nos remete a dignidade humana e nesse sentido, a busca pela qualidade das relações, aborda também o respeito as suas decisões e o preparo do profissional para lidar com a finitude da vida.


Referências:
Mendes KDSM, Silveira, RCCP, Galvão CM. Revisão Integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm. 2008; 17 (4): 758-64.