104 | O lúdico como estratégia em uma Educação em Serviço | Autores: Milenny Valérie Lopes de Paulo (milenny@edu.univali.br) (UNIVALI) ; Rosangela Aparecida Borba (UNIVALI) |
Resumo: Introdução: Ao nascer, a criança é um ser indefeso, e sua sobrevivência depende da ajuda prestada pelo grupo social em que vive, precisando de proteção aos riscos contra sua vida e saúde. Neste sentido, a puericultura é uma potente ferramenta, por ser uma estratégia de promoção à saúde infantil, que se constitui em um conjunto de medidas profiláticas fundamentadas nessas ações mencionadas. Seu objetivo principal é proporcionar à criança um desenvolvimento saudável, e condições para que realize tão bem quanto possíveis as funções inerentes ao ser humano. (XIMENES NETO et al, 2010). A educação em serviço é uma prática inerente ao processo de trabalho, desenvolvida com o intuito de fazer com que o profissional consiga relacionar o que lhe está sendo transmitido a sua prática diária através de ações educativas no ambiente de trabalho. (Peixoto et al, 2013). Objetivos: Realizar uma educação em serviço para sensibilizar a equipe de estratégia da família para a importância da puericultura. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, a partir da vivencia das autoras de planejar e executar uma educação em serviço lúdica. Desenvolvida no primeiro semestre de 2016, em uma Estratégia de Saúde da Família de Santa Catarina. Resultados: Para facilitar a conversa sobre a temática, as autoras desenvolveram alguns quebra-cabeças para que a equipe pudesse interagir de forma diferenciada durante a atividade. No dia da aplicação da atividade, as autoras contaram com a colaboração de todos os integrantes da equipe. Conclusões: após o encerramento da atividade as autoras realizaram uma avaliação para ter um feedback dos participantes, a proposta foi muito elogiada, pois, as imagens e o quebra-cabeça proporcionaram aos participantes a imersão na conversa e a real interação entre os mesmo.
Referências: PEIXOTO, L. S. et al. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. ENERO, v.29, p.324-340, 2013.Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2017 XIMENES NETO, F. R. G. et al. Por que eu não levo meu filho para a consulta de puericultura... Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped. São Paulo, v.10, n.2, p.51-59, dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 05 jun. 2017 |