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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 92


92

O relacionamento interpessoal entre profissionais da saúde e usuários na atenção psicossocial

Autores:
Maria Cicera dos Santos de Albuquerque (cicera.albuquerque@hotmail.com) (Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da Universidade Federal de Alagoas(UFAL)) ; Mércia Zeviani Brêda (Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da Universidade Federal de Alagoas(UFAL)) ; Willams Henrique da Costa Maynart (Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da Universidade Federal de Alagoas(UFAL)) ; Darlan dos Santos Damásio Silva (Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da Universidade Federal de Alagoas(UFAL)) ; Elaine Cristina de Medeiros Moura (Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da Universidade Federal de Alagoas(UFAL)) ; Dilma Ferreira Silva de Souza (Escola de Enfermagem e Farmácia (ESENFAR) da Universidade Federal de Alagoas(UFAL))

Resumo:
Introdução: O modelo de atenção à saúde sofreu transformações no contexto da atenção no processo saúde-doença mental, antes norteado pelo modelo biomédico, excludente e manicomial, atualmente direcionado ao cuidado integral, inclusivo e reabilitação psicossocial. Objetivo: Identificar como se estabelece o relacionamento interpessoal entre profissionais e usuários no Centro de Atenção Psicossocial, sob a ótica dos profissionais. Metodologia: Pesquisa qualitativa exploratória por meio da análise de conteúdo. Realizada em um CAPS tipo II. Foram entrevistados 18 profissionais do serviço. Coleta de dados se deu por triangulação, por meio de: observação, entrevista, Círculo Hermenêutico Dialético, diário de campo. Pesquisa financiada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; Secretaria de Estado da Saúde; Tecnologia e da Inovação; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Ministério da Saúde, Processo EFP - 00000931 PP-SUS 01/2008-2009. Aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa nº 010756/2009-54. Resultados: Emergiram três categorias: 1. Caminho para estabelecimento de vínculos; 2. Sensibilidade necessária para atuar em um serviço de saúde mental; 3. Importância da equipe interdisciplinar. Conclusão: A pesquisa revelou que os profissionais sentem a necessidade, necessidade em criar vínculos com o usuário por meio da empatia, acolhimento, considerando-o como uma pessoa; de prestar um cuidado integral no serviço de forma sensível, relacionamento interpessoal positivo, com enfoque no processo de reabilitação social e reintegração a sociedade; de se trabalhar em equipe interdisciplinarmente, com preparo para o atendimento a pessoa com sofrimento mental, de forma horizontal, dialogada , tenha por meta o desenvolvimento/resgate da autonomia do usuário que o permita ser ativo em seu tratamento. Implicações para a Enfermagem: Favorecer e fortalecer a criação de vínculos entre usuários e profissionais que deles cuidam, de maneira sensível, com escuta, empatia, acolhimento, considerando a singularidade, além da imprescindibilidade de elaborar e fortalecer estratégias para um trabalho integrado dos profissionais enquanto equipe interdisciplinar.


Referências:
1. Almeida AS, Furegato ARF. Papéis e perfis profissionais dos profissionais que atuam nos serviços de saúde mental. Revista de enfermagem e atenção à saúde [on line]. 2015 jan/jun; [citado 2016 mar 20]; 4(1):79-88. Disponível em: www.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/download/1265/1136 2. Silva NS, Esperidião E, Bezerra ALQ, Cavalcante ACG, Souza ACS, Silva KKC. Percepção de enfermeiros sobre aspectos facilitadores e dificultadores de sua prática nos serviços de saúde mental. Rev. bras. Enferm [on line]. 2013 set/out; [citado 2016 mar 20]; 66(5):745-752. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000500016&lng=en 3. Almeida FAJ, Moraes AEC, Peres MAA. Atuação do enfermeiro nos Centros de Atenção Psicossocial: implicações históricas da enfermagem psiquiátrica. Rev. Rene [on line]. 2009 abr/jun; [citado 2016 mar 20]; 10(2):158-165. Disponível em: http://www.revistarene.ufc.br/vol10n2_pdf/a18v10n2.pdf 4. Nasi C, Schineider JF. O Centro de Atenção Psicossocial no cotidiano de seus usuários. Rev. Esc. Enferm. USP [on line]. 2011; [citado 2016 mar 26]; 45(5). 1157-63. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v45n5/v45n5a18.pdf 5. Azevedo APF, Figueiredo VCN. Vivências de prazer e sofrimento mental em um centro de atenção psicossocial. Revista Psicologia: Organizações e trabalho [on line]. 2015 jan/mar; [citado 2016 abr 05]; 15(1):30-42. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpot/v15n1/v15n1a04.pdf