Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 76


76

TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ENFERMAGEM: CONTRIBUIÇÕES PARA A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA

Autores:
Lara Vandresen (laravandresen@hotmail.com) (Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Programa de Pós Graduação em Enfermagem. Florianópolis-SC, Brasil.) ; Denise Elvira Pires de Pires (Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFSC. Florianópolis-SC, Brasil.) ; Jorge Lorenzetti (Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Enfermagem da USFC. Florianópolis-SC, Brasil.)

Resumo:
O direito universal à saúde está na agenda internacional, requer qualificação do conjunto da rede assistencial e do trabalho da enfermagem, e inovações tecnológicas de gestão em enfermagem contribuem neste processo1. Objetivo: sistematizar resultados do planejamento participativo e de indicadores de avaliação da qualidade da assistência de enfermagem, em unidade de internação, utilizando recursos da tecnologia PRAXIS®. Método: Pesquisa Convergente Assistencial (PCA)2, que articula investigação e intervenção no contexto da prática, desenvolvida em unidade de internação de clínica médica, de hospital do sul do Brasil, de abril a agosto de 2016. Do conjunto dos recursos disponíveis na tecnologia de gestão de enfermagem em unidades de internação utilizou-se princípios orientadores do planejamento participativo e dois indicadores de qualidade: avaliação da satisfação com a assistência de enfermagem e notificações de eventos adversos. Resultados: a tecnologia PRAXIS® contribuiu para orientar o processo de planejamento - definição da missão, princípios orientadores, plano de atividades e eleição de líderes por plano. Realizou-se 101 entrevistas de avaliação da satisfação com assistência de enfermagem, seguindo formulário disponível na tecnologia, o que agilizou a sistematização dos resultados, quase todos "ótimo ou bom". Os eventos adversos ocorridos no período foram registrados no software totalizando 28. Predominaram os relacionados a erros de medicação. Conclusão: inovações tecnológicas de gestão, como o software PRAXIS® são úteis para a gestão em enfermagem e contribuem para a valorização profissional e qualificação da assistência.


Referências:
1. Lorenzetti J, Gelbcke FL, Vandresen L. Management technology for hospital inpatient care units. Texto & contexto enferm [Internet]. 2016 [cited 2017 jul 14]; 25( 2 ). Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000200321&lng=en. Epub July 07, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0104-0707201600170015. 2.Trentini M, Paim L, Silva DMGV. Pesquisa Convergente Assistencial: Delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde. Porto Alegre: Moriá; 2014.