Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 69


69

PRESERVAÇÃO DE VESTÍGIOS NA CENA DE CRIME PELO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

Autores:
Juliana de Oliveira Musse Silva (julimusse@hotmail.com) (Universidade Tiradentes) ; Laís Stefany Souza Camilo (Universidade Tiradentes) ; Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa (Universidade Tiradentes) ; Marieta Cardoso Gonçalves (Universidade Tiradentes) ; Tauanny Oliveira Dantas (Universidade Tiradentes) ; Luiz Fernando Souza Santos (Universidade Tiradentes)

Resumo:
Introdução: Em muitas circunstâncias as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) são as primeiras a chegarem na suposta cena de crimes, nesse sentido, o enfermeiro como parte integrante deve colaborar para preservação de vestígios forenses. Objetivos: presente pesquisa buscou conhecer o papel do enfermeiro na preservação de vestígios na cena de atendimento a vítima de violência, bem como, a existência de protocolos para norteamento profissional, identificar os tipos de vestígios mais frequentes nesse cenários. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada no ano de 2017, nas bases BDENF, LILACS e Scielo. Foram adotados como critérios de inclusão publicações científicas publicadas no período de 2008 a 2017 e excluídas aquelas indisponíveis integralmente. Resultados: Embora a prioridade seja o acolhimento, a avaliação das lesões e a manutenção da vida, são nesses ambientes que estão às primeiras oportunidades para a coleta de vestígios. Os profissionais de saúde são privilegiados para identificação e conservação, entretanto poucos estudos abordam a sua participação para a descoberta de evidências. Muitos têm dificuldades durante os procedimentos para a coleta e conservação dos vestígios sendo a insuficiência de protocolos de orientação, um dos aspectos contribuintes para isso. Conclusão O enfermeiro frequentemente entra em contato com as vítimas de violência, entretanto nem sempre esses profissionais estão preparados para prestação da assistência para as vítimas. Implicações para a Enfermagem: A presente pesquisa possibilitou uma reflexão sobre o papel do enfermeiro na preservação de vestígios forenses durante o atendimento pré-hospitalar, como colaborador importante para a perícia e justiça. Palavras - chave: Enfermagem Forense; Violência; Emergência


Referências:
REFERÊNCIA GOMES, C. I. A. Preservação dos Vestígios Forenses: conhecimentos e práticas dos enfermeiros do serviço de urgência e/ou emergência. 2016. 321 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Legal e Ciências Forenses) - Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, 2016.