Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 66


66

Satisfação no trabalho da equipe de enfermagem na perspectiva da saúde do trabalhador

Autores:
Joanir Pereira Passos (joppassos@hotmail.com) (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Suelen Veras Gomes (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Juliane Ferreira da Silva (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Érika Almeida Alves Pereira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Aline Ramos Velasco (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) ; Claudia Barbastefano Monteiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO)

Resumo:
Satisfação no trabalho é o estado emocional prazeroso, resultante de múltiplos aspectos do trabalho. No campo da saúde a enfermagem constitui a maior força de trabalho. Na enfermagem a satisfação profissional adquire destaque, uma vez que influencia não somente, na percepção de aspetos relacionados com a profissão e a qualidade dos cuidados, mas também com possíveis alterações na saúde dos trabalhadores. Os objetivos foram identificar o nível de satisfação no trabalho da equipe de enfermagem que atua nas unidades de internação hospitalar e discutir a satisfação no trabalho na perspectiva da saúde do trabalhador. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, tendo como local as enfermarias de clínica médica e cirúrgica de um Hospital Universitário. A população foi composta por 79 integrantes da equipe de enfermagem atuantes como plantonistas, nos turnos diurno e noturno. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala de Atitudes - Índice de Satisfação Profissional composta por seis componentes. Os resultados obtidos para os diferentes os níveis de satisfação dos componentes apontam, em ordem decrescente: o Status Profissional (5,31); a Interação (4,39); a Autonomia (4,18); os Requisitos do Trabalho (3,73); as Normas Organizacionais (3,20) e a Remuneração (2,56). O nível geral de satisfação foi de 4,44 próximos do valor central na Escala de Atitudes de um a sete. O nível de satisfação no trabalho encontrado entre os profissionais de enfermagem foi de 3,96 pontos, podendo ser compreendido como indecisão ou neutralidade, dada a proximidade do centro da Escala, resultado relevante a ser considerado no contexto hospitalar pesquisado. Acredita-se que a promoção de ações interventivas na organização e no ambiente de trabalho em relação as condições de trabalho, possa prevenir danos à saúde do trabalhador, consequentemente, garantia do serviço prestado aos usuários.


Referências:
Alves SGS, Vasconcelos TC, Miranda FAN, Costa TS, Sobreira MVS. Aproximação à subjetividade de enfermeiros com a vida: afetividade e satisfação em foco. Esc. Anna Nery. 2011;15(3):511-17. BachaI AM, Grassiotto OR, Gonçalves SP, Higa R, Fonsechi-Carvasan GA, Machado HC et al. Satisfação no trabalho da equipe de enfermagem em um hospital universitário. Rev Bras Enferm. 2015;68(6):1130-8. Silveira RS, Funck CR, Lunardi VL, Avila LI, Lunardi Filho WD, Vidal DAS. Percepção dos trabalhadores de enfermagem acerca da satisfação no contexto do trabalho na UTI. Enfermagem em Foco. 2012;3(2):93-96. Siqueira VTA, Kurcgant P. Satisfação no trabalho: indicador de qualidade no gerenciamento de recursos humanos em enfermagem. Rev Esc Enferm USP. 2012; 46(1):151-7. Versa GLGS, Matsuda LM. Satisfação profissional da equipe de enfermagem intensivista de um hospital de ensino. Rev enferm UERJ. 2014; 22(3):409-15.