65 | PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA SAÚDE MENTAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM | Autores: Jeferson Rodrigues (jeferson.rodrigues@ufsc.br) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Daniele Delacanal Lazzari (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Ana Karolliny Testoni (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Jussara Gue Martini (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) |
Resumo: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA SAÚDE MENTAL NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Introdução: O ensino do cuidado à pessoa em sofrimento psíquico é ofertado ao aluno de graduação em enfermagem, comumente, em disciplinas denominadas de Enfermagem em Saúde Mental e/ou Psiquiátrica. Intenciona-se o desenvolvimento de habilidades e competências que contemplem os princípios da Reforma Psiquiátrica, incluindo sensibilidade e empatia, com particular elogio à compreensão e desenvolvimento de relacionamento terapêutico, além do exercício constante de perceber a si próprio na relação enfermeiro-paciente.1Objetivo: compreender como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem a partir da percepção dos professores de disciplinas específicas. Método: pesquisa qualitativa, exploratório descritiva desenvolvida com 11 professores de enfermagem de disciplinas relativas à saúde mental. Resultados: emergiram as seguintes categorias: Formação para o ensino da saúde mental, Especificidades do ensino na saúde mental e Desenvolvimento de aulas práticas/estágios em saúde mental. Ensinar saúde mental, priorizando aspectos cognitivos e técnicos, em consonância à implantação da Reforma Psiquiátrica, da consolidação do Sistema Único de Saúde e da implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem torna-se um desafio à medida em que a ruptura com modelo de ensino e saúde outrora vigentes segue atual. Conclusão: este cenário aponta para a necessidade de formação de professores enfermeiros e permanente revisão curricular e das estratégias pedagógicas. Implicações para a Enfermagem: o estudo contribui para a reflexão de como os docentes se educam para educar no campo da saúde mental articulada a formação generalista.
Referências: 1. Rodrigues J, Santos SMA, Zeferino MT, Tosoli M. Integrative review about the teaching of the nursing care in mental health. Rev Pesqui Cuid Fundam (Online) [Internet]. 2014; [cited 2016 Dez 10]; 6(1):433-49. Available from: http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/2650/pdf_1109 |