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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 63


63

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM DE EDUCAÇÃO EM EXTENSÃO EM SAÚDE DA UNIRON, PORTO VELHO - RONDÔNIA

Autores:
Isabela Andressa Luz de Moura (isabelaluzzz@gmail.com) (União das Escolas Superiores de Rondônia) ; Altair Martins Soares Júnior (União das Escolas Superiores de Rondônia) ; Marcuce Antonio Miranda dos Santos (União das Escolas Superiores de Rondônia) ; Thiago Fabrício Geber dos Santos (União das Escolas Superiores de Rondônia)

Resumo:
Introdução: As Ligas Acadêmicas exercem papel fundamental nas universidades, com atividades extracurriculares que expandem o conhecimento dos alunos integrantes além da graduação, contemplando também o meio acadêmico e a sociedade. Com essa proposta, um grupo de acadêmicos do curso de Enfermagem da União das Escolas Superiores de Rondônia (UNIRON) criou a Liga Acadêmica de Enfermagem de Educação e Extensão em Saúde - LAEEES, cujo funcionamento e atividades são regidos pelas normas de seu estatuto que, contendo de forma mais pormenorizada as finalidades, os objetivos, o código disciplinar e as obrigações dos membros, dentre outras informações, baseia-se na tríade do ensino, da pesquisa e da extensão. Objetivo: Desenvolver a integração ensino-serviço, por meio de projetos de extensão nas áreas de saúde sexual, junto a comunidades ribeirinhas de Porto Velho. Metodologia: As atividades da LAAEES são realizadas em parceria com instituições como Secretaria de Saúde de Porto Velho, Agência de Vigilancia em Saúde de Rondônia, União das Escolas Superiores de Rondônia, dentre outras. As atividades são agendadas de forma a ofertar às comunidades, ações e serviços de saúde na linha de saúde sexual e prevenção das IST´s e Testes Rápidos. Resultados: Percebe-se que a Liga vem alcançando os objetivos propostos de sua criação e contribuindo para a formação em Enfermagem em seu lócus de atuação, ampliando o conhecimento e as experiências acadêmicas, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. As ações nas comunidade, proporcionam uma dupla via de contribuições: para os alunos a oportunidade de obter conhecimentos por meio das vivências de cada realidades visitadas e para as comunidades pela garantia de serviços e ações oportunas, seguras e com embasamento científico.


Referências:
BARBIERI, L. G. et al. Liga Acadêmica de Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia no Esporte - LORTE: um relato de experiência. Rev. Ciênc. Ext. v.11, n.1, p.161-170, 2015. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, DF, 1996. COSTA, A. P. et al. A importância da Liga Acadêmica de Queimaduras. Revista Brasileira de Queimaduras, Goiânia, v. 8, n. 3, p. 101-105, 2009. AZEVEDO RP, DINI PS. Guia para Construção de Ligas Acadêmicas. Assessoria Científica da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina. 2006. SILVA HS, et al. Liga Acadêmica de Gerontologia da EACH/USP: histórico e perspectivas para a atuação do bacharel em Gerontologia. Rev Kairós. 2009; 4:132- 41