Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 62


62

PREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CRECHES: SABERES E PRÁTICAS DOS EDUCADORES

Autores:
Ingrid Martins Leite Lúcio (ingridmll@esenfar.ufal.br) (Universidade Federal de Alagoas) ; Mariana Gomes de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Luana Cavalcante Costa (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: O espaço das creches e pré-escolas constitui um oportuno lugar para realização de ações para a promoção da saúde, incluindo aquelas relacionadas à prevenção de acidentes. Objetivo: descrever saberes e práticas de educadores sobre a prevenção de acidentes em creches. Metodologia: pesquisa qualitativa, parte da dissertação "Atenção à saúde da criança na creche e pré-escola: saberes e práticas de educadores" realizada em 2015, em instituições de educação infantil inseridas no VII distrito sanitário do município de Maceió, com 19 educadores. Realizou-se entrevista e análise temática. Resultados: Como equipamento social este espaço contribui para hábitos de vida saudáveis desde a infância. A maioria dos educadores relata preocupação quanto às instalações físicas e o despreparo para tomada de decisão diante de acidentes. A administração de medicamentos também não é uma prática neste contexto. A família é comunicada e a criança encaminhada, e sentem a necessidade de formação qualificada para primeiros socorros. Conclusões: Neste aspecto cuidar e educar caminham de modo indissociável. É importante que os aspectos relativos à prevenção de acidentes amplie-se e envolva profissionais que podem compartilhar conhecimento para melhorias dos cuidados com crianças desta faixa etária. Contribuições para a enfermagem: A inserção de profissionais de enfermagem nessas instituições trará imensuráveis benefícios tanto às crianças, suas famílias e comunidade, quanto à equipe multiprofissional, pela troca de conhecimentos e práticas.


Referências:
JUNIOR, V.C.; MUYLAERT, C.J.; GALLO, S.M.; GALLO, P.R. No contexto da creche: a enfermagem e suas representações do cuidado à criança como ato educativo. Rev Esc Enferm USP; v. 48, Esp2, p. 48-54, 2014. GOMES, V.L.O.; SILVA, A.L.; ERN, E. O cuidado de crianças em creches: um espaço para a enfermagem. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS); v. 24, n. 2, p. 177-88, ago 2003. SILVANI, C.B.; GOMES, G.C.; SOUZA, L.D.S.; SOUZA, J.L. Prevenção de acidentes em uma instituição de educação infantil: o conhecimento das cuidadoras. Rev. enferm. UERJ, Rio de Janeiro; v.16, n.2, p.200-5, abr/jun 2008.