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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 52


52

CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA SOBRE EDUCAÇÃO NO TRÂNCITO PARA ADOLESCENTES

Autores:
Francisco Gilberto Fernandes Pereira (gilberto.fp@hotmail.com) (Enfermeiro. Doutorando em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Professor da Universidade Federal do Piaui.) ; Luana Passos Lessa (Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piaui. luanalessa@hotmail.com) ; Rhanna Emanuela Fontenele Lima de Carvalho (Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Estadual do Ceará. rhannalima@hotmail.com) ; Ana Klisse Silva Araújo (Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Professora da Universidade Federal do Piaui. anaklisse@hotmail.com) ; Jéssica Denise Vieira Leal (Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Professora da Universidade Federal do Piaui. jessicadenise@hotmail.com)

Resumo:
INTRODUÇÃO: os acidentes de trânsito são um problema de saúde pública principalmente na população jovem do sexo masculino. Desse modo, a educação em saúde representa um importante instrumento facilitador para a capacitação da comunidade, contribuindo para a promoção da saúde e a redução de danos físicos provocados pelos acidentes. OBJETIVO: elaborar uma cartilha educativa para adolescentes sobre prevenção de acidentes de trânsito. METODOLOGIA: é um estudo metodológico, materializado sob a forma de cartilha. Seguiu-se as recomendações metodológicas de Echer1, sendo realizada revisão narrativa da literatura para buscar subsídios que sustentassem a escolha do melhor e mais relevante conteúdo a ser colocado no material e, posteriormente, criação do layout, texto e imagens do material. RESULTADOS: a cartilha é dividida nas seguintes partes: pedestres, ciclistas, motociclistas e motorista, sinalização e dicas de trânsito, de acordo com os agentes do trânsito que mais foram citados nas estatísticas de acidentes envolvendo o público adolescente. As ilustrações são apresentadas em preto e branco o que dispenderá menos recurso financeiro para sua reprodução. Os textos que compõe o conteúdo estão escritos de forma simples e objetiva, pois pretendeu-se ser capaz de gerar a motivação para a leitura e a facilidade na aprendizagem das informações. CONCLUSÃO: a cartilha se apresenta como novo material de ensino nas atividades de educação em saúde, com o objetivo de motivar os adolescentes a um comportamento seguro no trânsito. CONTRIBUIÇÕES PARA ENFERMAGEM: o profissional de enfermagem deve incluir este material nas ações de educação em saúde, pois esse tema é bem impactante para a saúde publica e precisa ser divulgada por todos os profissionais que estejam presentes no ciclo educacional do adolescente. Descritores: Educação em saúde. Cartilha educativa. Adolescentes.


Referências:
1. Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Rev. Latino-am Enfermagem 2005; 13(5):754-7.