Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 46


46

LIVRE DEMANDA E SINAIS DE FOME DO NEONATO: PERCEPÇÃO DE NUTRIZES E PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Autores:
Fernanda Paula Cerântola Siqueira (fercerantola@yahoo.com.br) (Faculdade de Medicina de Marília - Famema) ; Barbara Almeida dos Santos (Faculdade de Medicina de Marília - Famema)

Resumo:
Introdução: Nos cenários de atenção à saúde profissionais e nutrizes apresentam dúvidas sobre a prática da amamentação em livre demanda, bem como dificuldades em reconhecer os sinais de fome do bebê, fato que justificou o desenvolvimento desta investigação. Objetivo: Compreender o conceito de livre demanda e sinais de fome do neonato sob a ótica de nutrizes e profissionais da saúde. Método: estudo qualitativo realizado com 21 nutrizes e 20 profissionais da saúde que atuam em um hospital materno infantil Amigo da Criança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas gravadas e utilizou-se da análise de conteúdo na modalidade temática, após aprovação no CEP da Famema sob o número do Parecer 1.345.546. Resultados: Identificou-se dois temas" Em busca do significado de livre demanda" e "Reconhecimento dos sinais de fome do neonato". Conclusão: Evidenciou-se que as nutrizes e alguns profissionais desconhecem o real significado de livre demanda e apontam o choro como o principal sinal de fome da criança. Identificou-se que as nutrizes são influenciadas pela conduta do profissional e da prática assistencial instituída no serviço de saúde, o que as levam a amamentarem em horários regulares. Concluiu-se que é de suma importância que os profissionais da saúde dominem o conhecimento sobre as práticas do aleitamento materno e que estejam aptos para transferi-lo de modo adequado, para assegurar a promoção da amamentação de forma eficaz. Descritores: Aleitamento Materno. Saúde da Criança. Saúde Materno Infantil


Referências:
Figueredo SF, Mattar MJG, Abrao ACFV. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: uma política de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Acta Paul. Enferm., São Paulo, 2012, 25(3): 459-463. Lopes SS et al. Iniciativa Hospital Amigo da Criança: avaliação dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno. Rev. Paul. Pediatr., São Paulo, 2013, 31(4): 488-493. Matthiesen AS et al. Postpartum maternal oxytocin release by newborns: effects of infant hand massage and sucking. Birth, Boston, 2001, 28(1): 13-19. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013. Rosenberg KD et al. Impact of hospital polices on breastfeeding outcomes. Breastfeed Med., New Rochelle, 2007, 3(2): 110-116.