44 | EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, POTENTE APRENDIZADO TRANSFORMADOR PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA | Autores: Fabiana Silva Marins Nazareno Cosme (fabianasrm_psf@yahoo.com.br) (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF) ; Louise Anne Reis da Paixão (Escola de Enfermagem Anna Nery _UFRJ) ; Ludimila Cuzatis (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF) ; Geilsa Soraia Cavalcanti Valente (Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - UFF) |
Resumo: Objetivo: discutir potencialidades e limites na implementação da Política de Educação Permanente em Saúde (PEPS) na Estratégia de Saúde da Família com vistas ao cuidado integral. Metodologia: Na busca, seguiram-se os seis passos metodológicos de Ganong (1). Consultados o portal da Biblioteca Virtual em saúde (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e Base de Dados de Enfermagem); o portal CAPES e o portal National Library of Medicine. Os artigos foram norteados pela questão para revisão: Quais os conhecimentos científicos produzidos sobre as potencialidades e limites na implementação da Educação Permanente em Saúde na Estratégia de Saúde da Família com vistas ao cuidado integral? A partir dos descritores DeCs e MeSH abaixo explícitos. Resultado: Após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram selecionados e sistematizados 09 artigos originais, que desdobraram em três eixos temáticos para discussão. Discussão: Estudos apontam despreparo para construção de conhecimentos e estratégias sobre a PEPS e falta de apoio gerencial afim. Conclusão: A discussão das potencialidades e limitações evidencia que sem esforço conjunto a PEPS não pode alcançar efetivação. Descritores: Educação continuada; Estratégia de Saúde da Família; Assistência Integral à Saúde.
Referências: 1 Ganong LH. Integrative reviews of nursing research. Res Nur Health.1987;10(1):1-11. 2 Smaha IN, Carloto CM. Educação permanente: da pedagogia para a saúde. Anais do VII Seminário do Trabalho: trabalho, educação e sociabilidade. UNESP, Marília,2010. 3 Ministério da Saúde (BR). Princípios e diretrizes para a gestão do trabalho no SUS (NOB/RH SUS). Brasília, DF, 2005b. 4 Ministério da Saúde (BR). Política Nacional de Educação Permanente em Saúde- Série Pactos pela Saúde. Brasília (DF): MS, 2009. 5 Ricaldine CA, Sena RR. Educação permanente: uma ferramenta para pensar e agir no trabalho de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto,14 (6), nov.dez 2006. 6 Ministério da Saúde (BR). Portaria SGTES n. 327 que altera a redação do art. 5º da Portaria nº 326/SGTES/MS, de 20 de novembro de 2015. 7 Ministério da Saúde (BR). Portaria Nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da saúde, 2011. |