Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 41


41

FATORES DIFICULTADORES DA AMAMENTAÇÃO NA PRIMEIRA HORA PÓS-PARTO

Autores:
Ester Marcele Ferreira de Melo (ester_mfm@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Juliane Lima Pereira da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Francisca Márcia Pereira Linhares (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: O Hospital Amigo da Criança recomenda 10 passos para o sucesso da prática do aleitamento materno, destacando o quarto que recomenda colocar os recém-nascidos em contato com suas mães imediatamente após o parto durante pelo menos, uma hora. Objetivo: Conhecer os motivos para a não amamentação na primeira hora pós-parto. Metodologia: Estudo analítico, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no setor do Centro Obstétrico e Alojamento Conjunto de um Hospital Universitário credenciado com título de Hospital Amigo da Criança. Foi realizada uma entrevista com 244 mulheres no puerpério imediato. Foi construído um banco no programa EPI INFO, versão 3.5.2, onde foi realizada sua validação. O estudo seguiu a Resolução nº 466/2012 e foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Pernambuco. Resultados: 42,8% das mulheres declararam não ter conhecimento da possibilidade e dos benefícios da amamentação ainda na sala de parto, procedimentos com a criança foi o segundo motivo mais mencionado pelas puérperas do estudo como sendo um obstáculo para o ato de lactar. A distância mãe-bebê também foi um entrave para a realização do aleitamento precoce. Conclusão: A educação sobre a importância da amamentação precoce deve ser levada não só às gestante, mas também à população em geral, tendo em vista a importância do apoio dos familiares e da rede social. Contribuições para a enfermagem: O conhecimento do enfermeiro sobre os principais motivos que dificultam a amamentação na sala de parto ajudará a prestar uma melhor assistência voltada para esta prática nos ambientes hospitalares. Descritores: Aleitamento materno. Salas de parto. Enfermagem obstétrica.


Referências:
Esteves TMB et al. Fatores associados à amamentação na primeira hora de vida: revisão sistemática. Rev Saúde Pública 2014;48(4):697-703DOI:10.1590/S0034-8910.2014048005278 BRASIL. Ministério da Saúde. Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Brasília, janeiro de 2011.