37 | TECNOLOGIA EDUCACIONAL SOBRE VIVER BEM COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA PARA MEDIAR O AGIR EDUCATIVO DO ENFERMEIRO COM PACIENTES E FAMILIARES: UM ESTUDO DE VALIDAÇÃO | Autores: Elizabeth Teixeira (etfelipe@hotmail.com) (UERJ) ; Josiane Martins Bechtlufft Paz (UERJ) |
Resumo: Introdução: A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome que se origina da função comprometida da bomba cardíaca, resultando em perfusão sistêmica, inadequada para atender as demandas metabólicas do corpo para a produção de energia. É relevante realizar educação em saúde com pacientes com IC e seus familiares para evitar uma hospitalização futura. As tecnologias educacionais favorecem a mediação de práticas educativas, pois são entendidas como o resultado de processos concretizados a partir da experiência cotidiana e da pesquisa, para o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos científicos para a construção de produtos materiais, ou não, com a finalidade de provocar intervenções sobre uma determinada situação prática. Objetivo: identificar o índice de validade de conteúdo (IVC) de uma tecnologia educacional impressa tipo guia-caderno sobre viver bem com insuficiência cardíaca segundo juízes e público-alvo. Metodologia: pesquisa metodológica, de campo, de caráter exploratório, transversal e com abordagem quantitativa; o local âncora foi uma unidade de cardiologia de um hospital universitário do Rio de Janeiro, RJ. Os participantes foram juízes-especialistas da área da saúde e de outras áreas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários e a análise por meio da estatística descritiva. Projeto aprovado pelo CEP. Todos os participantes assinaram um TCLE. Resultado: a tecnologia obteve um IVC acima dos 70% (mínimo); as sugestões dos juízes foram consideradas na elaboração da versão final, pois apontaram aspectos importantes com vistas a transferência de conhecimentos para o público alvo. Conclusão: a tecnologia educacional foi considerada válida pelos juízes. Contribuições para a Enfermagem: A tecnologia pode mediar ações educativas do enfermeiro, no momento da alta, com vistas a qualidade do cuidado de si no domicílio.
Referências: Teixeira E, Medeiros HP, Nascimento MHM. Tecnologias educacionais para a atenção primária: o processo de validação em foco. In:Atenção Primária e Saúde da Família: Ciclo 2. Porto Alegre: Artmed/Panamericana; 2013.p 121-148. |