Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 30


30

PROGRAMA DE SAÚDE ESCOLAR: INSTRUMENTO PARA O DOMÍNIO DE ATIVAÇÃO DE MUDANÇAS JUNTO AOS ADOLESCENTES

Autores:
Eduarda Maria Duarte Rodrigues (eduarda_maria13@hotmail.com) (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Gláucia Margarida Bezerra Bispo (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Edilson Rodrigues de Lima (PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA ALEGRE - CE) ; Camila Almeida Neves de Oliveira (UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI) ; Cristiane Gonçalves Araújo (PREFEITURA MUNICIPAL DE ACOPIARA - CE)

Resumo:
A escola representa espaço ímpar para implementação de políticas públicas de saúde e educação que visem à prestação de atenção integral à saúde de adolescentes. A relevância da utilização de competências para a promoção da saúde baseia-se no potencial para subsidiar o estabelecimento de padrões profissionais, identificar necessidade de treinamentos, planejamento de ações e seleção de profissionais para nortear o processo de formação acadêmica e avaliar a qualidade da assistência prestada. Assim, objetivou-se identificar o domínio de ativação de mudanças na promoção da saúde pelo enfermeiro. Recorte de um estudo de abordagem qualitativa efetivado em um contexto intersetorial e multidisciplinar, abrangendo a atuação de três enfermeiras na implementação do Programa Saúde Escolar em três escolas municipais, com foco na análise dessa competência da Promoção da Saúde na produção do cuidado ao adolescente do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), mediante aprovação do Comitê de Ética. Os resultados apontaram que o domínio de ativação de mudanças em saúde ficou claro quando foi identificada a busca pela solução dos problemas e outras necessidades dos adolescentes por meio da mobilização das enfermeiras na defesa da saúde. Esta competência requer a sensibilização de vários atores-chaves, análise pública e agenciamento de políticas e ações em defesa da Promoção da Saúde. Considera-se que os efeitos deste estudo sugeriram que as enfermeiras participadoras e compromissadas com os adolescentes e a comunidade, utilizando-se de processo de trabalho transdisciplinar, contribuíram para o surgimento de novos saberes, experiências e vínculos, elementos eficazes para a adoção da implementação de competências, conforme estabelecem os protocolos empregados mundialmente pelos países empenhados com as competências da promoção da saúde. Descritores: Competências na Promoção da Saúde; Advocacia; Programa Saúde Escolar.


Referências:
Dempsey C, Battel-Kirk B, Barry M M. The CompHP Core Competencies Framework for Health Promotion. Paris: IUPES, 2011. TUSSET, D. Competências em promoção da saúde no Programa Saúde na Escola no Distrito Federal. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012. Zioni F. A advocacia em saúde e sua contribuição à democracia. Revista de Direito Sanitário, São Paulo, 2008;9(1): 70-73, mar./jun. In; Germani ACCG, Aithf R. Dir. sanit., São Paulo, 2013;14(1):34-59, mar./jun. Barry MM, Auld ME, Lamarre MC, Taub A. The Galway Consensus Conference: international collaboration on the development of core competencies for health promotion and health education. Global Health Promotion. Toronto. 2009;16(2):05-11.