28 | TUTORIA COM ENFERMEIROS DE UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER | Autores: Cosme Sueli de Faria Pereira (sisan.gabi@hotmail.com) (UFRJ) ; Lia Márcia Cruz da Silveira (UFRJ) ; Ana Beatriz Azevedo Queiroz (UFRJ) ; Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas (UFRJ) ; Gabriela Silva dos Santos (UFRJ) ; Dirlei Domingues dos Santos (UFRJ) |
Resumo: Introdução; As Residências Multiprofissionais em Saúde têm como objetivo formar residentes para uma atuação orientada por uma concepção ampliada de saúde e ancorada pelos Princípios e Diretrizes do SUS.1 Uma das atividades que compõem a carga horária teórico-prática da residência é a tutoria. Tal atividade corresponde à orientação acadêmica voltada para a discussão das atividades teóricas, teórico-práticas e práticas dos núcleos profissionais que são desenvolvidas pelos residentes.2 Os Tutores são profissionais que atuam no cenário de formação do profissional de saúde, mais especificamente no contexto da educação permanente da residência multiprofissional em saúde.3 Objetivo: socializar a vivência na tutoria com enfermeiros na residência multiprofissional em saúde da mulher com profissionais do primeiro ano de modo a promover a criação de vínculos entre esses profissionais. Metodologia; trata-se de um estudo qualitativo, do tipo relato de experiência sobre a utilização do memorial em uma atividade desenvolvida no primeiro encontro da tutoria uniprofissional com os enfermeiros residentes do primeiro ano da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher (RMSM) do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis- HESFA/UFRJ. Resultados: a leitura prévia dos memoriais feita pelo tutor dos enfermeiros residentes do primeiro ano da RMSM, proporcionou informações privilegiadas ao tutor sobre cada um desses profissionais, e serviram como disparador para início de uma dinâmica de apresentação deles para eles. Conclusão: essa metodologia de utilização do memorial, componente do portfólio dos residentes, na atividade desenvolvida no encontro inicial com os enfermeiros do primeiro ano da RMSM possibilitou a aproximação entre os profissionais dessa categoria, estreitamento de laços e construção de vínculos para além da formação acadêmica.
Referências: Descritores: Criatividade. Enfermagem. Residência Multiprofissional. Referências: 1-Soares RSA, Penna MA, Pinno C, Durgante VL, Saul AMR, Farão EMD, et al. Vivências de enfermeiros no programa de residência multiprofissional em saúde.Rev Saúde.2017:43(1);13-21. 2- Rodrigues PM, Marchesan R, Secco NA, Paraboni P, Arpini DM. A tutoria na residência multiprofissional em saúde: potencializando a formação através de um espaço de reflexão das práticas. Anais do II Congresso Brasileiro Interdisciplinar de promoção da saúde.2016:3863 3- Parente JRF. Preceptoria e tutoria multiprofissional na residência multiprofissional em saúde da família. SANARE.2008:7(2);47-53 |