24 | A PARTICIPAÇÃO DOS ENFERMEIROS NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DO ENSINO E DA PRÁTICA DE CUIDAR NOS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL | Autores: Claudia Mara de Melo Tavares (claudiamarauff@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Marilei Tavares E Souza (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) ; Lais Mariano de Paiva (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE) |
Resumo: A necessidade de se construir um novo olhar para o cuidado de enfermagem em saúde mental baseado no diálogo e na criatividade é descrito por Barros et al (2007) como um importante fator de transformação social do papel profissional do enfermeiro de saúde mental. Nessa perspectiva, o cuidado é compreendido como uma atitude diante do usuário dos serviços de saúde mental que colabora com a construção do seu projeto de vida. Formar enfermeiros para uma atitude inovadora diante do cuidado integral à pessoa em sofrimento mental e emocional é um desafio que depende de uma forte interação entre instituições. Mas, a integração ensino-serviço é historicamente reconhecida como um problema para fazer avançar e inovar os serviços de saúde. Objetivo: Discutir a participação dos enfermeiros no processo de inovação do ensino e da prática de cuidar nos serviços de saúde mental. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa qualitativa baseada em entrevistas com oito enfermeiros que atuam em diferentes serviços de saúde mental, que constituem cenário de aprendizagem para os estudantes de enfermagem das universidades públicas do Rio de Janeiro. Resultados: Os achados desse estudo permitiram agrupar os resultados nas seguintes categorias: (1) desenvolvimento de estratégias para atuar na perspectiva da atenção psicossocial; (2) estratégias de interação ensino-serviço como forma de potencializar processos de mudança; (3) a perspectiva interdisciplinar como fator de inovação do serviço e ensino de saúde mental. Conclusão: Constatou-se algumas mudanças na forma como os enfermeiros compreendem o cuidar em saúde mental, a principal delas é o desenvolvimento de uma visão ampliada e mais crítica sobre o processo de cuidar, condizente com os princípios da Reforma Psiquiátrica. A pesquisa contribui com argumentos e estratégias que permitem reforçar a importância da interação ensino-serviço para operar inovações na prática profissional do enfermeiro de saúde mental.
Referências: BARROS, Sônia; CLARO, Heloísa Garcia. Processo ensino aprendizagem em saúde mental: o olhar do aluno sobre reabilitação psicossocial e cidadania. Rev. esc. enferm.USP [online]. v.45, n.3, p. 700-707, 2011. COSTA-ROSA, A., LUZIO, C. A., YASUI, S. Atenção Psicossocial: rumo a um novo paradigma na saúde mental coletiva. In: Amarante, P. (Org.) Archivos de Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Rio de Janeiro: Nau Editora. 2003, p. 13-44. (2) KRAUZER, I. et al. Sistematização da assistência de enfermagem na atenção básica: o que dizem os enfermeiros? Ciencia y Enfermeria XXI (2), 31-38, 2005. TAVARES, C.M.M.; SILVEIRA, P.G. DA; LIMA, T.O. ET AL. Mudanças no ensino de graduação na área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental: revisão integrativa. Rev enferm UFPE on line., Recife, 9(12):1329-36, dez., 2015. |