Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 20


20

A participação do enfermeiro na tomada de decisão na ótica de gestores no contexto da Atenção Primária à Saúde

Autores:
Camila da Silveira Santos, Enfermeira, Mestre Em Enfermagem (camilasilveiraufsj@gmail.com) (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Danielle de Araújo Moreira, Enfermeira, Mestre Em Enfermagem, Doutoranda Em Enfermagem (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Mariana Ferreira Vaz Gontijo Bernardes, Enfermeira, Mestranda Em Enfermagem (Universidade Federal de São João Del Rei) ; Gláucia de Sousa Vilela, Enfermeira, Mestre Em Enfermagem, Doutoranda Em Enfermagem (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Cecília Maria Lima Cardoso, Enfermeira, Mestre Em Enfermagem, Doutoranda Em Enfermagem (Universidade Federal de Minas Gerais) ; Maria José Menezes Brito, Enfermeira, Doutora Em Administração Pela Ufmg, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Ufmg, Bolsista de Produtividade Em Pesquisa Cnpq. (Universidade Federal de Minas Gerais)

Resumo:
Introdução: O gerente, ao proporcionar espaços de participação dos profissionais e fortalecer a ação gerencial do enfermeiro, estimula o envolvimento e o compromisso de cada ator com a organização e com o trabalho. Ademais, favorece a descentralização do poder e das decisões, por meio do planejamento das ações e políticas de saúde, propiciando uma gestão participativa (LINARD et al. 2011; PEDUZZI et al. 2011; GOMES et al. 2015). Objetivo: Compreender a participação do enfermeiro na tomada de decisão na perspectiva de gestores. Metodologia: Estudo de caso qualitativo, realizado no contexto da atenção Primária à Saúde de Betim-MG, entre setembro-novembro de 2015. Os participantes foram 12 gerentes de unidades da Atenção Primária à Saúde e 4 gerentes de nível central da secretaria de saúde, totalizando 16 participantes. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevista, com roteiro semiestruturado e técnica do Gibi. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temática (BARDIN, 2011). O projeto de pesquisa foi aprovado pelos Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (Parecer: 1.174.603) e de Betim (Parecer: 1.192.060). Resultados: Durante as tomadas de decisões o gerente envolve sobretudo, os enfermeiros, considerando-os peças-chave nesse processo e na dinâmica de trabalho da unidade. Os gerentes, ao compartilharem as decisões com os enfermeiros, lhes propiciam maior autonomia, corresponsabilizando-os pelo trabalho e inserindo-os como interlocutores entre equipe, usuários e gestores. Conclusão: As decisões, ao serem compartilhadas com a equipe e principalmente com a enfermagem, fortalecem o envolvimento desses atores sociais na construção e condução das ações de saúde, voltadas para a necessidade coletiva e interesses comuns, proporcionando a gestão participativa e democrática. Descritores: Enfermagem, Tomada de Decisões, Atenção Primária à Saúde.


Referências:
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: ed. 70, p. 281, 2011. GOMES, L. M. X.; BARBOSA, T. L. A.; SILVA, C. S. O.; LOPES, J. R.; LEITE, M. T. S. Prática gerencial do enfermeiro na estratégia saúde da família. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 695-707, set/dez. 2015. LINARD, A. G.; et al. Princípios do Sistema Único de Saúde: compreensão dos enfermeiros da Estratégia de saúde da família. Rev. Gaúcha Enferm, v. 1, n. 32, p. 114-120, 2011. PEDUZZI, M.; CARVALHO, B. G.; MANDÚ, E. M.; SOUZA, G. C.; SILVA, J. A. M. Trabalho em equipe na perspectiva da gerência de serviços de saúde: instrumentos para a construção da prática interprofissional. Physis, v. 21, n. 2, p. 629-646, 2011.