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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 18


18

O ENFERMEIRO NA AVALIAÇÃO PSICOSSOCIAL NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA: ENTRAVES NA FORMAÇÃO E PRÁTICA

Autores:
Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida (camila@uninovafapi.edu.br) (Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (UNINOVAFAPI)) ; Aline Martins Diolindo Meneses (Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (UNINOVAFAPI)) ; Maria Eliete Batista Moura (Universidade Federal do Piauí (UFPI)) ; Luana Kelle Batista Moura (Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (UNINOVAFAPI)) ; Eliana Campêlo Lago (Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (UNINOVAFAPI)) ; Luciana Barros de Moura Neiva (Centro Universitário de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (UNINOVAFAPI))

Resumo:
Introdução: O Programa Saúde na Escola articula e unifica as políticas de saúde e educação, no qual o enfermeiro encontra-se como um profissional relevante no âmbito da avaliação psicossocial na proposta de promoção de saúde na escola. Objetivo: compreender os entraves na formação e prática do enfermeiro acerca da avaliação psicossocial no Programa Saúde na Escola. Métodos: pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com 30 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família em um município brasileiro do Estado do Maranhão. Foram realizadas entrevistas gravadas norteadas por um roteiro semiestruturado, de junho a agosto de 2016. Para a análise dos dados, realizou-se o processamento da transcrição das entrevistas (corpus) no software IraMuTeQ, com aproveitamento de 77,32%, utilizando a Classificação Hierárquica Descendente. O estudo seguiu as recomendações nacionais e internacionais de ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Resultados: o processamento do corpus gerou dois eixos. O primeiro eixo gerou a classe 4 - processo de formação no olhar do enfermeiro e a classe 1 - educação continuada insuficiente para a enfermagem na Estratégia Saúde da Família. O segundo eixo concentrou a classe 3 - a psicologia como uma atividade aplicada em situação de agravos ou transtornos e a classe 4 - ferramentas para direcionar a prática. Conclusão: foi possível compreender que há carência na formação dos enfermeiros, com práticas profissionais pouco estruturadas, sem planejamento e que não contemplam a avaliação psicossocial na Estratégia Saúde da Família. Implicações para a Enfermagem: a carência de formação do enfermeiro na avaliação psicossocial no Programa Saúde na Escola traz implicações para atuação na prática que merece ser alvo de discussões na gestão pública brasileira em favor da valorização das políticas públicas de saúde em conjuntas com a educação.


Referências:
(1) Ministério da Saúde (BR). Manual instrutivo: Programa Saúde na Escola. 2nd ed. Brasília, Ministério da Saúde, 2013. Available from: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/19_06_2013_16.21.18.880166244cb983df2c85e0bcc746a73b.pdf (2) Gomes LC. O desafio da intersetorialidade: a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) em Manguinhos, no Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro; 2012. Mestrado [Dissertação] - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. (3) Regis CG, Batista NA. The nurse in the area of population health: concepts and competencies. Rev Bras Enferm, 2015;68(5):548-54. (4) Ratinaud P, Marchand P. Application of the ALCESTE method to the large corpus and stabilised lexical worlds or ´cablegate´, using IRAMUTEQ. Actes des 11eme JADT. 2012:835-44. (5) Rodrigues PS, Sousa AFL, Magro MCS, Andrade D, Hermann PRS. Occupational accidents among nursing professionals working in critical units of an emergency service. Esc. Anna Nery. 2017;21(2): e20170040.