Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 16


16

Relato de Experiência: A importância das ações educativas sobre o aleitamento materno exclusivo

Autores:
Bianca Oyola Bicalho (biancaylbicalho@gmail.com) (Fundação Universidade Federal de Rondônia) ; Kátia Fernanda Alves Moreira (Fundação Universidade Federal de Rondônia) ; Tânia Leal Moreira (Fundação Universidade Federal de Rondônia) ; Caio Alves Barbosa de Oliveira (Fundação Universidade Federal de Rondônia) ; Andressa Miranda Chaves (Fundação Universidade Federal de Rondônia) ; Vanessa Alves Mendes (Fundação Universidade Federal de Rondônia)

Resumo:
O aleitamento materno permite a criação de vínculo entre o binômio mãe-filho, proteção e nutrição à criança constituindo a intervenção mais eficaz para redução da morbimortalidade infantil. As ações de promoção do aleitamento materno exclusivo (AME) dependem de esforços coletivos intersetoriais, sendo um desafio para o sistema de saúde1. A ação educativa objetivou orientar as mães quanto ao AME no Alojamento Conjunto (ALCON) da Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME) no município de Porto Velho. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência das atividades desenvolvidas no ALCON da MMME através dos acadêmicos do 6º período de enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia ao longo do campo prático da disciplina Enfermagem em Saúde da Mulher, no mês de setembro e outubro de 2016. Percebeu-se que as puérperas no ALCON possuíam muitas dúvidas em relação à amamentação, assim optou-se por dividir as atividades em dois momentos, o primeiro foi destinado a orientações sobre a posição e pega correta, a importância do AME e os cuidados com as mamas. E no outro foram esclarecidos os mitos e as verdades sobre o AME. A atividade durava cerca de 20 minutos em cada enfermaria e ao final abria-se espaço para questionamentos e esclarecimentos das dúvidas. Através dessa atividade foi possível intensificar as ações sobre o AME na MMME, destacando a importância do enfermeiro nesse contexto como promotor da saúde e agente de mudança dentro da equipe multidisciplinar nos diversos pontos de atenção à saúde, garantindo uma assistência integral, humanizada e de qualidade ao binômio mãe/filho. Palavras-chave: Educação em Saúde; Aleitamento Materno; Enfermagem


Referências:
1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: aleitamento materno e alimentação complementar.- 2. ed. - Brasília (DF): MS, 2015, 184 p.