12 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE: ESTRATÉGIA PARA O EMPODERAMENTO NO CICLO GRAVÍDICO- PUERPERAL | Autores: Antonia Regynara Moreira Rodrigues (regynararodrigues@yahoo.com.br) (Universidade Estadual do Ceará) ; Maria Adelaide Moura da Silveira (Universidade Estadual do Ceará) ; Ana Maria Martins Pereira (Universidade Estadual do Ceará) ; Rosa Danielle Sousa Gomes (Universidade Estadual do Ceará) ; Jéssica Cunha Brandão (Universidade Estadual do Ceará) ; Dafne Paiva Rodrigues (Universidade Estadual do Ceará) |
Resumo: Introdução: A prática da educação em saúde em grupo de gestantes mostra-se como importante ferramenta para o cuidado clínico de enfermagem no pré-natal para empoderamento e promoção da saúde das mulheres no período gravídico puerperal. Objetivo: Conhecer a repercussão da educação em saúde durante o pré-natal para grupo de gestantes. Metodologia. Pesquisa Convergente Assistencial (PCA) realizada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Caucaia-CE com 7 gestantes cadastradas e acompanhadas pelo Pré-natal da UBS. Neste recorte apresenta-se a Fase do Repensar, quarta fase do processo dos quatro erres da PCA, que tem a finalidade de investigar a possibilidade da transferência do que foi apreendido para a vida real. Os dados colhidos através de grupo focal e analisados segundo o método da análise de conteúdo proposto por Bardin. A pesquisa obedeceu aos princípios éticos da Resolução 466/2012. Resultados: A educação em saúde em grupo de gestantes oportunizou troca de experiências, proporcionando o empoderamento das mulheres, refletindo-se em maior segurança e autonomia da gestante no processo de gestar e parir. Tal prática resultou em satisfação para as gestantes, por proporcionar escuta e esclarecimento de suas necessidades informacionais. Foi revelada a possibilidade da transferência do que foi apreendido para a vida real, quando os conhecimentos forem colocados em prática. Conclusões: A educação em saúde em grupos de gestantes apresentou-se como prática de cuidado clínico de enfermagem no pré-natal capaz de ofertar conhecimentos e instigar mudanças na vida das gestantes. Implicações para a Enfermagem: As ações educativas foram entendidas como proposta geradora de transformações na prática assistencial de enfermagem com a perspectiva de atender as necessidades informacionais das gestantes.
Referências: TRENTINI, M. O Processo Convergente Assistencial. In: TRENTINI, M.; PAIM, L.; SILVA, D.M.G.V.da. Pesquisa convergente assistencial: delineamento provocador de mudanças nas práticas de saúde. Porto Alegre: Moriá, 2014, p.17-29. |