Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 9


9

QUALIDADE E SEGURANÇA NOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores:
Andreia Santos Mendes (mendes.msa@gmail.com) (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Valdenir Almeida da Silva (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Rosana Santos Mota (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Juliana Cana Brazil Costa (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Cristiane Marques de Carvalho (Hospital Universitário Professor Edgard Santos) ; Bruno Pereira Gomes (Hospital Universitário Professor Edgard Santos)

Resumo:
Introdução: Os registros de enfermagem fornecem dados sobre os cuidados prestados aos pacientes em um determinado período de tempo, garantindo o fluxo de informações e a compreensão da evolução clínica, de modo global. Para serem considerados como válidos e autênticos, devem obedecer aos requisitos éticos e legais exigidos pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e as legislações brasileiras que discorrem sobre o assunto. Objetivos: Sensibilizar os profissionais de enfermagem para a necessidade da realização de registros no prontuário completos, fidedignos e válidos; Promover discussão sobre a importância dos registros de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência oriundo de uma atividade de intervenção realizada em um Hospital Universitário (HU), localizado no Estado da Bahia. Em novembro 2016 foi realizado um companhamento dos registros de enfermagem em prontuários nas unidades assistenciais do HU, o qual apontou algumas não conformidades: nome incompleto dos pacientes; nomes abreviado e/ou escritos de formas erradas; ausência do número do COREN do profissional; presença de rasuras; formulários incompletos, com campos sem preenchimento; checagem inadequada da prescrição médica e de enfermagem; prontuários sujos e desorganizados. Resultados: Diante do diagnóstico situacional sobre os registros de enfermagem, a Comissão de Educação Permanente em Enfermagem do HU realizou aglumas ações de intervenção no intuito de obter uma melhor qualidade dos registros: realização de um evento cientifico para discutir a temática; uma campanha na intranet e elaboração de cartaz para divulgação no HU; visita aos profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais para treinamento. Foram realizadas 39 visitas em 17 unidades, sendo treinados 196 profissionais. Foram distribuídos Guia de recomendações para registro de enfermagem no prontuário do paciente e outros documentos de Enfermagem, pela Divisão de Enfermagem. Considerações finais: Destaca-se a importância da discussão da temática e de atividades de educação em serviço com a finalidade de favorecer uma pratica de registro de enfermagem completos, fidedignos e válidos, em conformidade com o preconizado pela legislação, a fim de garantir a segurança do paciente e do profissional de saúde.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 198, de 13 fevereiro de 2004. Institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n.32, 2004 (b). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/ gm/2007/prt1996_20_08_2007.html. Acesso em: 09/01/2017. COMSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Código de ética dos profissionais de enfermagem. Rio de Janeiro, v. 8, 1993. SETZ, Vanessa Grespan; DILNNOCENZO, Maria. Avaliação da qualidade dos registros de enfermagem no prontuário por meio da auditoria. Acta Paul Enferm, V. 22, N. 3, p.313-317, 2009.