Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 6


6

Atividade de Cooperação Internacional em Enfermagem

Autores:
Aida Maris Peres (aidamaris.peres@gmail.com) (Universidade Federal do Paraná) ; Andresa Mendonça de Oliveira (Universidade Estadual de Campinas) ; Eliete Maria Silva (Universidade Estadual de Campinas) ; Judith Lapierre (Universidade de Laval - Quèbec) ; Elizabeth Bernardino (Universidade Federal do Paraná) ; Verônica de Azevedo Mazza (Universidade Federal do Paraná)

Resumo:
Introdução: No contexto internacional e nacional, a cada dia, a enfermagem está diante de uma ampliação do seu espaço na área da saúde. O enfermeiro vem assumindo papéis decisivos e de pró-atividade em relação à promoção e proteção da saúde, considerando suas diferentes dimensões e necessidades de cuidado. O cuidado torna-se elemento essencial nos sistemas de saúde, motivo de discussões e novos significados¹. Neste contexto é essencial que o enfermeiro participe de atividades que ampliem sua visão das práticas em enfermagem, proporcionando novos caminhos na construção do conhecimento em saúde. Objetivo: Relatar experiência vivenciada durante as atividades de Cooperação Internacional em Enfermagem desenvolvidas entre Brasil, Portugal e México no Canadá. Metodologia: Relato de experiência. A cooperação Internacional em Enfermagem foi estabelecida pela Universidade Federal do Paraná (Brasil), Universidade de Laval (Canadá), Universidade Estadual de Campinas (Brasil). As atividades presenciais foram desenvolvidas em maio de 2017. Resultados: O programa, financiado pelas Pequenas Iniciativas de Investigação, Animação e Transferência (PIRAT), realizou-se em duas etapas: em Montreal, com participação na reunião da Associação Francofônica para o Saber (ACFAS); seguido de atividades em Ottawa e Quebec, com aproximação de projetos de promoção, inclusão social e práticas de atenção primária à saúde realizadas integralmente por enfermeiras e reuniões acadêmicas. Conclusões: Participar destas atividades ampliou a visão do papel do enfermeiro como protagonista no desenvolvimento de pesquisas e práticas inovadoras, considerando suas potencialidades e dificuldades. Contribuições ou implicações para a enfermagem: Ampliação do papel do enfermeiro em diferentes contextos e seu potencial para a melhoria da qualidade do cuidado a população. Descritores: Enfermagem; Educação Superior; Prática profissional.


Referências:
1. Backes DS, Backes MS, Erdmann AL, Büscher A. O papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde: da saúde comunitária à estratégia de saúde da família. Ciênc. saúde coletiva. 2012; 17( 1 ): 223-30.