Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2008

Pôster


2008

Laboratório de simulação eficiente de baixo custo, é possível?

Autores:
Huara Paiva Castelo Branco () ; Creto Valdivino E Silva ( ) ; Rinaldo de Souza Neves

Resumo:
Introdução: A simulação é um recurso de aprendizagem capaz de desenvolver competências por meio de tecnologias e metodologias de ensino inovadoras. Na saúde, em especial na Enfermagem, o ensino de habilidades psicomotoras, exige dos laboratórios de treinamento, a sagacidade para que os cenários de simulação ofereçam experiências cognitivas, as quais promovam o pensamento crítico, contemplando solução do problema, apoio pedagógico e feedback. Objetivos: Desenvolver estratégias de baixo custo, eficientes e significativas para a aprendizagem dos estudantes de Enfermagem. Descrição Metodológica: Trata-se de um relato de experiência onde foram desenvolvidos instrumentos pedagógicos para atender situações de aprendizagem em Laboratório de Enfermagemno Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal. Resultados: Por meio da criatividade docente desenvolveram-se cinco estratégias de simulação para o ensino de aprendizagem: painéis ilustrativos e temáticos; laboratório de simulação realística em um leito; sistema de vasos para punção venosa; modelo de palpação abdominal, superficial e profunda. Conclusão: As tecnologias de simulação utilizadas no Laboratório de Enfermagem possibilitaram a aprendizagem significativa entre os estudantes por meio de estratégias de ensino de baixo custo e eficientes. Contribuições/implicações para a Enfermagem: O desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e eficientes para o ensino em Enfermagem contribui paraa aprendizagem significativa dos estudantes. Referências: 1.Figueiredo AE. Laboratório de enfermagem: estratégias criativas de simulações como procedimento pedagógico. Rev. Enferm. UFSM, 2014. 2. Teixeira INDO; Felix JVCF. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface (Botucatu), vol.15, nº.39. Botucatu, 2011. 3. Oliveira SN; Prado ML;Kempfer SS. Utilização da simulação no ensino da enfermagem: revisão integrativa. Rev. Min. Enferm., 2014. Descritores:Laboratório, Simulação, Enfermagem. EIXO I – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.