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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 2006

Pôster


2006

PAPEL DO GERENTE NA GESTAO DE CONFLITOS, ETABELECIMENTOS DO PPRIMEIRO NÍVEL DE ATENCAO, REGIAO DE SAÚDE PUNO

Autores:
Rosenda Aza Taca ()

Resumo:
Introducao: A temática tem interessado aos estudos organizacionais, já que as situacoes de conflito na organizacao pode afetá-a diretamente, de diversas maneiras. As organizacoes sao formadas e existem gracas ás pessoas que nelas trabalham. A maneira como elas interatuam podem ótimizar ou perjudicar o desenvolvimento de seu trabahlo, gerando consequéncia para a organizacao. O gerentetem o trabalho de resolver os conflitos das pessoas, em todos os casos, ele necesita ser um participante habilidoso na dinámica do conflito interpessoal. Objetivo: Analizar as persépcoes dos gerentes e profissionais da saúde sobre os conflitos que acontecen nos servicos de saúde durante o processo de trabalho cotidiano, dando énfases á atuacao do gerente a respeito destas situacoes. Metodología: Estudo, de tipo qualitativo, tem como marco referencial o modelo de organizacao tecnológica do trabalho (mendes goncalves).os agentes de estudo foram os gerentes e profissionais da saúde dos estabelecimentos de primeiro nível de atencao que foram selecionados por conveniéncia, em número de vinte seis. As técnicas utilizadas para recoleccao da informacao foram á intrevista semi extruturada e a observacao sistemática. As perguntas orientadoras para a intrevista foram: para o caso do gerente - descreva sobre situacoes de conflito, as causas, as consequéncias, seu papel dentro deles; para o caso do profesional da saúde.- descreva sobre situacoes de conflito as causas, as consequéncias e sua persepcao da situacao do gerente. A informacao foi obtida prévio concentimento informado. A informacao recolectada foi analizada dentro do marco descrito e seguiu os eiguintes passos: ordenamento da informacao, classificacao da informacao, e o análise final. Resultados: Conseguimos identificar quatro categorias de análise: categoria 1.- situacoes de conflito, categoria 2.- causas contestuais do conflito; categoria 3.- consequéncias do conflito, categoria 4.- gestao do conflito. Conclusión: Reveloú uma coherencia nas percepcoes dos gerentes e dos profissionais da saúde no entanto das situacoes de conflito esistentes como das condicoes que causam esses conflitos e as consequencias que acabam por acontecer. Referencias Bibliográficas: RONDEAU A. Agestao dos conflitos nas organizacoes. In. Chanlet J. (org) O individuo na organizacao: dimensoes esquecidas. Sao Paulo: Atlas, vol. 3; 1996. CUNHA P. LEITAO S. Manual de gestao construtiva de conflitos. Porto: Edicoes Universidade Fernandop Pessoa. 2011. PROCHNOW A, LEITE J, ERDMANN A, TREVISAN M. O conflito como realidade e desafio cultural no exercicio da gerencia do enfermeiro. Revista da escola de enfermagem da USP. Vol. 41. Sao Paulo. Dezembro; 2007. GERRA ST. O conflito no exercicio gerencial do enfermeiro no contecto hospitalar [dissertacao]. Santa Marí: Universidade federal de Santa María; 2008 Palavra chave: gestao de conflitos.- gerente.- estabelecimento de saúde primeiro nível de atencao. EIXO II – Formacao e producao do conhecimento em enfermagem