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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1605

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1605

A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Juliana Conceição Dias Garcez ()

Resumo:
INTRODUÇÃO: A enfermagem agrega fundamentalmente uma relação intrínseca com a educação. Hermida, Barbosa e Heidemann1 afirmam que para atar nos diversos cenários do Sistema único de Saúde (SUS), as instituições de ensino têm como desafio formar profissionais críticos e reflexivos, capazes de compreender as diferentes demandas dos usuários, famílias e comunidades. OBJETIVO: relatar a experiência docente na utilização de metodologias ativas (MA) por meio da problematização, com ênfase na utilização do Arco de Charles Maguerez. METODOLOGIA: Relato de experiência sobre processo de ensino-aprendizagem discentes do curso de graduação em Enfermagem na Faculdade Metropolitana da Amazônia, e ocorreu no período de janeiro a junho de 216. RESULTADOS: A abordagem realizada sob fundamentação teórica das metodologias ativas e do Arco de Maguerez, e suas cinco etapas: observação da realidade com identificação do problema, pontos - chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade, proporcionou aos discentes a docentes um aprendizado inclusivo e inovador, considerando a realização da atividade educativa nessa perspectiva. CONCLUSÃO: Concluímos que a escolha da metodologia de ensino-aprendizagem, o Arco de Maguerez, possibilitou importantes disparadores de construção de conhecimento entre todos os autores envolvidos. CONTRIBUIÇÕES / IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A utilização de MA no processo de formação de futuros enfermeiros-educadores contribui para a consolidação de profissionais de saúde mais críticos e autônomos, e possibilita novos olhares sobre o processo de ensino-aprendizagem, estreitando a relação entre ensino-serviço e comunidade. REFERÊNCIAS: 1. Hermida, PMV; Barbosa SSB; Heidemann, ITSB. RevEnferm UFSM 215 Out./Dez.;5 (4).