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1603 | APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM | Autores: Camila Foresti Lemos () |
Resumo: Introdução: O pensamento crítico é entendido como raciocínio cuidadoso motivado pelas necessidades do paciente, da família e da comunidade(1) que leva em consideração evidências e contextos(2). Novas tendências pedagógicas apontam a necessidade da formação de um profissional crítico-reflexivo, capaz de transformar sua realidade social. Objetivo: Apresentar a vivência da transição para a metodologia ativa no Programa de Residência de Enfermagem Saúde da Criança do Distrito Federal. Método: Relato de experiência da reconstrução de práticas pedagógicas e do organograma de gestão dos profissionais de saúde residentes (PSR) do Programa da Saúde da Criança. Resultados: Inicialmente, a mudança foi considerada pelos PSR uma ferramenta que prejudicou o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades ao longo da pós-graduação. A unificação da gestão de programas diferentes, pediatria e neonatologia, gerou insatisfação também devido a expectativa existente com o projeto pedagógico prévio. Os PSR iniciaram várias discussões para definir a distribuição da carga horária na semana padrão. Inseriu-se a atividade de intervenção no cenário de atuação como carga horária teórico-prática. Conclusão: Mudanças pedagógicas devem ser realizadas considerando a expectativa criada pelo projeto pedagógico apresentado para os profissionais de saúde residentes quando ingressaram no programa. A flexibilidade para discussão de novas propostas pedagógicas, bem como o método e o momento de sua implantação, podem permitir que a experimentação de práticas inovadoras, como a metodologia ativa, qualifiquem programas de residência em enfermagem. Contribuições para Enfermagem: Desenvolvimento de habilidades e atitudes relacionadas às ações individuais dos enfermeiros preceptores que tornaram-se também responsáveis pela gestão do programa. Referências:1.Alfaro-Lefevre R. Aplicação do processo de enfermagem: uma ferramenta para o pensamento crítico. Porto Alegre: Artmed; 21. 2. Facione PA, Facione NC, Giancarlo CA. The disposition toward critical thinking: its character, measurement and relationship to critical thinking skill. Informal Logic.2;2(1):61-84.Palavras-chave: metodologia ativa, enfermagem, pós-graduação. Eixo temático: EIXO II– Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |