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1592 | O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM VIVENCIADO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COM UM GRUPO DE IDOSOS. | Autores: Gabriely Mousinho Gomes () ; Wagner Ferreira Monteiro ; Cicero Silva de Souza |
Resumo: O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM VIVENCIADO POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM COM UM GRUPO DE IDOSOS
Gabriely Mousinho Gomes¹, Aderlaine da Silva Sabino², Ana Paula Carneiro Tavares3 Wagner Ferreira Monteiro4, Cicero Silva de Souza5
A educação representa uma necessidade contínua e permanente para o ser humano, pois amplia os conhecimentos através da participação dos indivíduos na vida social e cultural, melhora as relações interpessoais e a qualidade de vida1. Relatar a experiência vivenciada sobre o processo de ensino e aprendizagem com um grupo de idosos. Trata-se de um estudo descritivo, pautado no relato de experiência dos acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus, no Projeto ULBRATI, no mês de fevereiro de 216, por meio de aulas expositivas dialogadas, dinâmicas interativas com temáticas escolhidas pelos participantes. Observa-se que ações educativas apresentam repercussões significativas para realização de práticas saudáveis com os idosos. A participação no projeto vislumbrou o desejo dos idosos em aprender sobre a importância do autocuidado, propiciou a troca de conhecimentos, fortalecendo a interação e contribuindo para a formação crítica e reflexiva do futuro profissional enfermeiro. Proporcionou implicações significativas para enfermagem ao estimular o idoso na busca constante do conhecimento e autocuidado, onde estas ações funcionam de forma a integralizar e favorecer uma melhor qualidade de vida à este grupo.
DESCRITORES: Idoso; Enfermagem; Aprendizagem.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem.
1. OLIVEIRA, R. C. S. O processo histórico do estatuto do idoso e a inserção pedagógica na universidade aberta. Revista HISTEDBR Online, Campinas, n.28, p. 278-286, dez.27. Disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/_files/4ZmIgUI.pdf>.
¹Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA. Contato: gabrielymousinho@gmail.com
²Enfermeira Especialista em Enfermagem Clínico Cirúrgico. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Mestrado em Associação Ampla da Universidade do Estado do Pará e Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil. Contato: aderlainesabino@yahoo.com.br
3 Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA. Contato: anapctavares@hotmail.com
4 Enfermeiro, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana. Especialista em Saúde Pública. do Brasil. Contato: wfmonteiro2@gmail.com
5 Acadêmico de Enfermagem do Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA. Contato: cicerosilva536@gmail.com |