COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
1588 | PRIMEIRO CURRICULO NA FORMAÇÃO DE ENFERMEIROS NO BRASIL E NA ARGENTINA: UM ESTUDO COMPARATIVO | Autores: Raquel Josefina de Oliveira Lima () ; Maria Cristina Sanna (UNIFESP) |
Resumo: Introdução: O objeto de estudo desta pesquisa foi o processo de formação e implantação do primeiro currículo de formação do enfermeiro no Brasil e na Argentina. Objetivo: descrever, comparar e analisar o primeiro currículo das escolas em estudo. Método: Pesquisa histórico-documental, com recorte temporal inicial no ano de 1886, ano da fundação da escola Escuela de Enfermeros y Enfermeras do Círculo Médico Argentino em Buenos Aires e final em 1923, fundação da Escola de Enfermeiras do Departamento Nacional de Saúde Pública no Rio de Janeiro. Foram coletados 15 documentos da Argentina e 24 do Brasil analisados por meio da História Comparada. Resultados: Os achados evidenciaram contextos sociais semelhantes no momento de criação das escolas, porém, com estruturas curriculares divergentes. No Brasil a criação da escola esteve vinculada a um projeto sanitário nacional e portanto, com cooperação internacional para sua efetivação . Ficou evidente a influência norte americana na estruturação curricular no Brasil, fato não observado na Argentina que teve seu currículo instituído por idealização pessoal da sua criadora. Conclusão: Os currículos convergem nos aspectos que dizem respeito aos fatores impulsionadores para a criação das escolas, e no modelo de ensino adotado. As divergências foram relativas ao fato de que, apenas o currículo da Argentina retratou as necessidades sociais vigentes à época e, apenas o Brasil recebeu apoio governamental para o planejamento, estruturação, manutenção e implementação da escola e de seu currículo. Contribuições para a enfermagem: conhecer a história do ensino profissional de enfermagem em dois países de grande representatividade na América Latina poderá contribuir para o resgate e construção da identidade profissional em cada país.
Palavras chaves: Currículo; História da Enfermagem; Educação em Enfermagem.
EIXO II – Formação e Produção do Conhecimento em Enfermagem. |