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1587 | A PERSPECTIVA DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. | Autores: Maria Regina Araujo Reicherte Piimentel () ; Helena Maria Leal Scherlowski David (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: Estudo cujo objeto foi a perspectiva de trabalho presente na formação de enfermeiros. Teve como objetivos: (a) identificar o referencial teórico sobre trabalho adotado no projeto de faculdade pública; (b) analisar a concepção sobre trabalho abordada no currículo desta instituição. Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, do tipo pesquisa documental. Foi desenvolvido em faculdade de enfermagem de universidade pública, com seleção e análise de 15 documentos compostos por projeto político pedagógico da instituição, ementas das subáreas e planos de ensino. O instrumento de coleta foi formulário próprio, considerando: princípio sobre trabalho presente no projeto pedagógico, ementa, objetivo da subárea e conteúdo selecionado. Os dados coletados foram analisados e interpretados à luz das categorias do materialismo histórico dialético, da qual emergiu: (a) Identificou-se inexistência de descrição de referencial sobre trabalho no projeto político pedagógico, depreendendo que no momento histórico de construção deste os autores envolvidos lutavam por questões trabalhistas como assunto cotidiano do seu trabalho, não sendo descrito a perspectiva de trabalho no projeto. (b) Evidenciou-se duas concepções sobre trabalho: (i) concepção marxista1, que tangencia os programas de oito subáreas, compreendendo o trabalho como produção social e um dos determinantes do processo saúde-doença e (ii) concepção gerencialista, que é reação à perspectiva marxista de trabalho e atribui menor centralidade ao trabalho, identificando-o como mercadoria, vinculado ao consumo, sendo base da subárea administração em enfermagem. Esse conflito conceitual possui como principais determinantes as mudanças estruturais que vêm acontecendo no mundo do trabalho e na saúde, em decorrência do avanço da doutrina neoliberal. Concluiu-se que há necessidade de rever os conteúdos sobre trabalho presentes na formação. Referências: 1Marx K. O capital: crítica à economia política. São Paulo: Boitempo, 213. |