Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1586

Pôster


1586

TREINAMENTO DE POLICIAIS MILITARES DE SÃO PAULO PARA PARTO DE EMERGÊNCIA POR ENFERMEIRAS DOCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

Autores:
Rosiani C B Ribeiro de Castro () ; Maria Angela Palmeira Reis (Universidade Cruzeiro do Sul) ; Michelle Gonçalves da Silva (Universidade Cruzeiro do Sul) ; Ana Paula Zanellato (Universidade Cruzeiro do Sul) ; Paulo de Tarso (Universidade Cruzeiro do Sul)

Resumo:
Em São Paulo, observa-se um aumento no número de chamadas policiais no sistema de emergência envolvendo parturientes. Em 215, foram mais de 6 chamadas, o que significa, no mínimo, um caso por semana. O Policial Militar de São Paulo tem na sua formação, uma disciplina de Primeiros Socorros com conteúdos de Parto de Emergência. O parto é um processo fisiológico, porém não se pode simplificar esse momento considerando apenas o alívio da dor materna e o nascimento do recém-nascido. Faltava ao Policial uma visão de que ele não era um mero transportador da parturiente até o hospital de referência, até porque, muitos partos ocorriam durante esse deslocamento, colocando em risco a vida da mãe e bebê. Assim, descreve-se em relato de experiência a parceria celebrada entre a Polícia Militar e curso de Enfermagem da Cruzeiro do Sul, para cursos de capacitação. A proposta da coordenação do curso foi treinamento teórico/prático de 12 horas, com uso de simulação realística no laboratório de Enfermagem, ministrados por duas docentes enfermeiras obstetrizes. Esta parceria já capacitou com sucesso 415 policiais, sendo 249 em 215 e 166 até maio de 216. O treinamento recebido dá condições de fazer análise crítica do caso e decidir pela realização do parto no local de forma segura, evitando os riscos do transporte da parturiente. O impacto desta parceria vem repercutindo positivamente com o relato de vários outros atendimentos a parturientes com sucesso pelos policiais, o que já rendeu prêmio ao curso, além de vídeo institucional e matéria jornalística por rede de televisão, dando visibilidade à importância do enfermeiro educador em ações da comunidade. Rezende J., Montenegro C.A.B. Obstetrícia Fundamental. Guanabara Koogan. RJ. 13ª Ed. 214.