Pôster
1584 | CANAL ENFFOCO: O YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA ENFERMAGEM | Autores: Vinicius Gomes Barros () ; Ismael Gomes (Escola de Enfermagem da USP) ; Débora Alves (Escola de Enfermagem da USP) ; Igor Almeida (Escola de Enfermagem da USP) ; Mayra dos Santos Vieira (Escola de Enfermagem da USP) ; Vilanice Alves de Araújo Püschel (Escola de Enfermagem da USP) |
Resumo: Introdução: A inovação tecnológica tem estado presente em vários contextos da enfermagem, principalmente no que diz respeito à educação em enfermagem¹. O uso da internet tem se mostrado uma importante ferramenta para o desenvolvimento de atividades profissionais². Nesse sentido o Youtube se apresenta como uma ferramenta muito útil para este desenvolvimento. Objetivos: Descrever o desenvolvimento de um canal de comunicação na internet, na página do YouTube, com assuntos relacionados à profissão de Enfermagem. Descrição metodológica: Trata-se de um estudo descritivo, desenvolvido a partir do projeto de extensão “Enfermagem em Foco: desenvolvimento de um canal de comunicação com assuntos relacionados à profissão”, vinculado ao Programa Unificado de Bolsas da USP – 215/216, o qual está sendo desenvolvido através de produção, gravação e edição de vídeos relacionados a Enfermagem, para um canal na página da internet do YouTube. Resultados: O Canal Enffoco possui 43 inscritos, foram publicados, entre os meses de agosto de 215 e agosto de 216, 3 vídeos com temas ligados a valorização profissional e a eventos de enfermagem. Estes tiveram 13.135 visualizações, 927 curtidas e 253 compartilhamentos e foram exibidos em mais de 4 países, em 5 continentes. Conclusões: O desenvolvimento de um canal de comunicação no YouTube relacionado a Enfermagem se apresenta como uma ferramenta inovadora, que consegue atingir grande público na rede da internet, assim trazendo visibilidade para a profissão. Ao mesmo tempo em que trás consideráveis contribuições para a educação em enfermagem, ampliando a disseminação de ideias novas. Implicações para a Enfermagem: Inovação tecnológica para a educação em enfermagem e valorização profissional. Referências: 1. Colome JS, Oliveira DLLC. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Texto Contexto Enferm. 212; 21(1):177-84. 2. Burgess J, Green J. Youtube: Online Video and Participatory Culture. Massachusetts: Polity, 29.
Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Difusão de Inovações. |