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1582 | Relato de experiência da oficina sobre metodologias ativas de educação no curso de enfermagem | Autores: Marilei de Melo Tavares E Souza () ; Margarida Maria Donato dos Santos (UNICAMP/USS) ; Lilia Marques Simões Rodrigues (USS) ; Monica de Almeida Carreiro (UNIRIO/USS) ; Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves (UNIRIO/USS) ; Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo (UNICAMP) |
Resumo: Objetivo: relatar resultados da oficina de capacitação de docentes promovido no início do período letivo pelo Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra. Descrição Metodológica: trata-se de um relato de experiência que tem como foco a oficina de capacitação de ABP promovida pelo Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra. A atividade foi realizada no Campus Universitário no início do período letivo, em fevereiro de 216. A primeira parte da oficina se concentrou na explanação teórica do tema. Os questionamentos do grupo de docentes foram discutidos e aproveitado para apresentar aos docentes como se dá o processo da ABP com os estudantes no qual as respostas não são dadas, mas buscadas conjuntamente por todos os participantes, em um exercício de busca de conhecimento e de apreensão do processo. Resultados: houve consenso de que metodologias ativas desenvolvem um processo eficaz de raciocínio clínico para as habilidades de resolver problemas, incluindo formulação de hipóteses, levantamento de questões de aprendizagem, busca de informações, análise de dados, síntese do problema e tomada de decisões. Desafios para os docentes na implementação da ABP: todo método de ensino-aprendizagem utilizado pelo docente, a partir das diretrizes curriculares do projeto pedagógico da instituição exigirá do docente a mediação entre o conhecimento científico e a proposta curricular. Conclusão: buscamos relatar resultados de uma oficina de capacitação profissional sobre ABP com docentes na área da enfermagem. A implementação da ABP deve ocorrer pela necessidade de mudança do modelo tradicional de educação que não corresponde mais à complexidade da formação na área da saúde, neste caso a enfermagem, sua adoção é uma resposta a formação de profissionais acríticos, passivos, submissos, menos criativos, sem conhecimentos humanísticos e sem habilidades interpessoais, e com dificuldades de inserção na prática profissional. Percebemos que há necessidade premente de mudança no que concernem às novas modalidades de organização do mundo do trabalho e as exigências em relação ao perfil dos futuros profissionais, os desafios na produção do conhecimento diante das diversidades e da multiplicidade de lugares produtores do conhecimento no mundo atual. Isto supõe formar profissionais mais preparados para o trabalho em equipe tendo como referência a integralidade da atenção à saúde, e a capacidade de continuar a aprender durante a vida profissional. Contribuições / implicações para a Enfermagem: os resultados deste relato, demonstra implicações para a enfermagem na medida que a adoção da ABP contribuíra para uma formação de profissionais comprometidos com as necessidades de saúde dos pacientes/usuários dos serviços de saúde, apreendendo que estes têm vários problemas para serem conhecidos, analisados e resolvidos, dentro das possibilidades do contexto onde se inserem. Descritores: enfermagem, educação superior, metodologias ativas de educação |