Pôster
1578 | UM OLHAR SOBRE A SAÚDE MENTAL DO ADOLESCENTE | Autores: Angela Maria Rosas Cardoso () ; Evellin Karen S. Santos (Escola de Ensino Superior de Ciências da Saúde) ; Juliana Fraga Fernandes (Escola de Ensino Superior de Ciências da Saúde) ; Thaynara Gabriella Silva Cunha (Escola de Ensino Superior de Ciências da Saúde) ; Rafaella Nery (Escola de Ensino Superior de Ciências da Saúde) |
Resumo: Introdução: O Adolescentro é um serviço de atendimento ao adolescente que adota a Epistemologia Sistêmico-Complexa o que possibilita uma visão integral do adolescente e de todas as suas inter-relações em uma perspectiva biopsicossocial. Neste cenário, a presença da enfermeira se destaca pelo cuidado à família no fortalecimento da sua competência na educação e promoção do desenvolvimento saudável de seus filhos, promovendo o exercício da autoridade dos pais na relação com os filhos por meio de um canal de comunicação mais amoroso e protetivo. Objetivo: Descrever a experiencia de participar de uma prática complementar no Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal em um serviço de atenção integral a saúde mental de adolescentes. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de estudantes sobre a observação de atendimento individual e em grupos educativos de adolescentes de 1 a 18 anos e suas famílias realizadas pela equipe interdisciplinar, no mês de dezembro de 215. Resultados e discussão: A participação nos atendimentos e discussão dos casos clínicos, assim como, a participação na elaboração dos projetos terapêuticos singulares favoreceu a compreensão acerca da epistemologia adotada pelo serviço e o reconhecimento da repercussão do adoecimento mental na vida do adolescente em seus diferentes contextos, pois foi abordada durante a experiência a manifestação de sintomas, avaliação dos prejuízos e as condutas terapêuticas de vários transtornos mentais e neurológicos. Conclusão: Esta vivência prática permitiu aos estudantes um olhar diferenciado e ampliado da atuação da enfermeira na atenção ao adolescente e sua família. Contribuições/implicações para Enfermagem: Evidencia-se a necessidade de promover durante o processo de formação, oportunidades de aprendizado para facilitar a integração de saberes sobre o adolescente, a família e a saúde mental, qualificando a assistência do enfermeiro em diferentes contextos de saúde.
Descritores: relações familiares, adolescente, saúde mental.
Eixo II: Formação e produção do conhecimento em enfermagem
Referências:
1. Macedo RM, Moré CLOO, Cerveny CMO, Costa LF, Conceição MIG, Penso MA. et al. Subsídios para políticas públicas de apoio às famílias. Nova Perspectiva Sistêmica. 211; 39, 23-4.
2. Minuchin, P, Colapinto, J, Minuchin, S. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social. 1ª ed. São Paulo: Roca; 211.
3. Wright, LM, Leahey, M. Enfermeiras e Famílias: Guia para Avaliação e Intervenção na Família. 5º ed. São Paulo: Roca; 212. |