Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1572

Pôster


1572

TRANSFORMAÇÃO DA ÉTICA TEÓRICA PARA A PRATICA NA ENFERMAGEM

Autores:
Rosimere Maria da Silva () ; Adriana dos Santos Silva Drislumbrada@hotmail.com (Faculdade São Camilo)

Resumo:
Introdução: . Desde 1926 a ética na enfermagem brasileira tem seu papel de destaque na Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), e consequentemente com o fortalecimento na criação da revista Annaes de Enfermagem em 1932 , e atualmente Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn).Segundo Mendes (1991),a revista retrata a orientação da enfermagem para os serviços e a formação de recursos humanos. Segundo nos mostra Raimunda GERMAN(1), a ética faz parte do currículo do Curso de Enfermagem desde 1923 , ou seja, desde a criação da primeira escola de enfermagem no Brasil e sua inclusão no currículo deu-se através do Decreto número 1 6.3/23, da Escola de Enfermagem do Departamento de Saúde Pública, com o nome de Bases Históricas, Éticas e Sociais da Arte da Enfermagem. No ano de 1949, através do Decreto número 27.426/49, que regulamentava o ensino da enfermagem nacional, a mesma ganhou o nome de Ética e História da Enfermagem, tornando-se disciplina obrigatória do curso. Em 1972, a Resolução número 4 do Conselho Federal de Educação, manteve-a como disciplina obrigatória, passando a chamar-se Exercício da Enfermagem, abrangendo a deontologia e a legislação profissional. (2) Objetivo: Refletir sobre a dimensão da ética na formação e transformação do enfermeiro , no que tange na estruturação perfil profissional após a recente graduação , com acompanhamento de sua competência do conhecimento prático nas ações no cuidado e nas relações interpessoais com sua equipe. Metodológica: A partir da revisão de literatura com modelo narrativo, demonstrou que o ensino da ética, mostra-se incipiente na realidade da formação técnica recente , preparando profissionais para o mercado de trabalho sem o conhecimento necessário para atuar eticamente no dia a dia, nas relações interpessoais no seu local de trabalho e muitas das vezes desconhecimento efetivo de seu código de ética no momento de abordagem ou mesmo na aplicação diante das desídias éticas de sua equipe de trabalho Resultado: Os desafios são inúmeros, os profissionais da área de saúde devem conciliar, no seu exercício profissional, além da ciência e tecnologia, um sólido embasamento ético-moral. Um profissional competente é aquele que reúne qualificação científica, tecnológica e ética, ciente de que, frente a um dilema difícil, deve solicitar auxílio ao Comitê de Ética (FRANCISCONI, GOLDIM e LOPES, 22). Conclusão: Há de se destacar o empenho incansável das entidades Representantes Da Enfermagem ,como ABEn. que no fomenta discursões, debates e encontro em nível nacional para ampliar e dividir responsabilidades na formação e fiscalização desse profissional ,educando e se aproximando dessas entidades representativas pelo site ou presencialmente . Desfrutando de cursos para qualificação e a grande motivação para as pesquisas éticas cientificasImplicações na Enfermagem: O distanciamento e desconhecimento da pratica da ética dos profissionais de enfermagem, coloca o usuário do sistema em risco e a si mesmo