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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1571

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1571

ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA E SUA INSERÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Autores:
Mailma Costa de Almeida () ; Nair Chase da Silva (UFAM)

Resumo:
A enfermagem perioperatória pode ser entendida como a assistência de enfermagem prestada ao paciente que será submetido a um procedimento cirúrgico e que está inserido nos períodos pré, trans e pós-operatório. Os conteúdos de enfermagem perioperatória estão contidos nos Cursos de Graduação em Enfermagem em atividades curriculares que abordam o indivíduo em seu ciclo vital e em estágios do processo de formação. Objetivo: Analisar o ensino da enfermagem perioperatória nos cursos de graduação de enfermagem de Instituições de Ensino Superior públicas na cidade Manaus. Estudo de caráter exploratório e descritivo de abordagem qualitativa, realizado em duas universidades públicas de Manaus, Estado do Amazonas, tendo como sujeitos seis docentes que ministram conteúdos de Enfermagem Perioperatória. Utilizou-se como técnica para a coleta de dados entrevista, grupo focal e análise de documentos. Os instrumentos de dados foram questionário, roteiro para o grupo focal e roteiro para análise dos planos de ensino. A análise indica que o ensino da Enfermagem Perioperatória nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas de Manaus, mostrou que os docentes em sua maioria eram do sexo feminino e tem experiência tanto na docência quanto na assistência na Enfermagem Perioperatória. Os planos de ensino permitem uma visão parcial sobre como se dá o ensino da Enfermagem Perioperatória uma vez que os conteúdos desse campo estão diluídos em quatro disciplinas. Das quatro disciplinas três possuem carga horária teórico-prática e uma só prática na disciplina de Estágio Curricular Urbano. As ementas, o conteúdo de Enfermagem Perioperatória está presente em duas disciplinas de maneira explicita e em duas de maneira implícita. Os objetivos estavam presentes explicitamente em três disciplinas. No quesito conteúdo programático estão direcionados a Enfermagem Perioperatória. Notou-se um desacordo entre objetivos e conteúdos programático. As estratégias de ensino o uso de metodologias interativas sobressaíram em relação as metodologias tradicionais e que os docentes sentem a necessidade de trabalhar com metodologias mais inovadora na enfermagem perioperatória. Os recursos de ensino utilizados pelos docentes no decorrer de suas atividades pedagógicas apresentaram-se compatíveis relacionados com as estratégias de ensino. As referências bibliográficas situam-se entre 25 a 215 e período anterior a 24. Não houve predominância de publicação estando nove referências bibliográficas de 25 a 215 e nove anterior a 24. A opinião dos docentes sobre a temática potencializou a análise na medida que dificuldades, fragilidades, expectativas e sugestões foram expressas. O ensino da enfermagem perioperatória nas Instituições de Ensino superior - IES públicas está presente na formação do enfermeiro. Os docentes precisam de qualificação na perspectiva de atender as Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs e as necessidades de saúde da da população.