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Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1568

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1568

IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NO BRASIL SOB O DISCURSO DISCENTE

Autores:
Alexandro do Vale Silva () ; Maria Socorro de Araújo Dias (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA) ; Lucilane Maria Sales da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE) ; Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA) ; Maria Adelane Monteiro da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA)

Resumo:
O núcleo profissional é uma forma dos sujeitos se perceberem pertencentes a grupos com indivíduos com características comuns, construindo uma representação de si mesmos, e ao mesmo tempo de se perceberem diferentes de outros grupos. Essa relação de representação social é importante para o processo de reconhecimento do enfermeiro de sua identidade profissional, determinar sua posição social, bem como entender a dinâmica dos sujeitos no campo profissional. O objetivo desse estudo é discorrer, na visão de discentes da graduação em enfermagem, a formação da identidade do enfermeiro. Foi realizado um estudo exploratório e descritivo amparados na abordagem qualitativa. O estudo foi composto da aplicação de questionários online a estudantes de cinco cursos de graduação em Enfermagem do Brasil. Como forma de apreendermos os discursos dos formadores e estudantes sobre suas opiniões acerca da identidade profissional do enfermeiro na formação, utilizamos duas questões norteadoras: “O que identifica o enfermeiro como profissional?” e “Como você vê a construção da identidade profissional do enfermeiro no campo da formação em enfermagem?”. Os resultados identificaram marcas identitárias importantes declaradas pelos pesquisados, tais como: prática subsidiada no conhecimento científico; prática profissional fundamentada no cuidado; multidimensionalidade da atuação do enfermeiro na assistência, ensino, pesquisa e gestão; assistência nos diversos níveis de atuação e complexidade; sistematização da assistência de enfermagem; registro no conselho de classe; sobrecarga de atividades simplesmente burocráticas. O estudo evidenciou também que: a formação está voltada as abordagens tecnicista e pensamento acrítico; necessidade de maior integração teórico-prática; excessivo número de professores que não são enfermeiro atuando na construção dessa identidade; e, processo importante e necessário para o desenvolvimento da identidade profissional do enfermeiro. Percebemos também que há pontos na construção dessa identidade profissional que precisa ser melhor planejado, executado e avaliado na formação para que que essa identidade possa ser fortalecida e evidenciada socialmente.