Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1565

COMUNICAÇÃO COORDENADA


1565

PROPOSTA DE ELABORAÇÃO DE UM GUIA NORTEADOR SOBRE PATOLOGIAS E MEDICAMENTOS DE MAIOR RELEVÂNCIA NA UNIDADE NEUROLÓGICA DE UM HOSPITAL DE PORTE EXTRA

Autores:
Maria Aline de Lima Santos () ; Carmen Mohamad Rida Saleh (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulio) ; Sandra Celidonia da Silva (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulio) ; Wilson José Silva Gualter (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulio) ; Jailson Lima César (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulio) ; Maristela Soares Santana (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulio)

Resumo:
A concepção deste estudo surgiu devido à necessidade de revisar a abordagem terapêutica prestada pela equipe de enfermagem, em relação a patologias e ao tratamento farmacológico em uma unidade neurológica de um hospital público governamental de porte extra. A função neurológica apresenta grande complexidade, exigindo elevado grau de atenção e capacitação dos profissionais. Utilizamos como ferramentas metodológicas a pesquisa em ação, de caráter exploratório, descritivo, um estudo prospectivo e transversal. Objetivos: selecionar as patologias de maior prevalência e maior relevância; identificar os medicamentos prescritos pela equipe médica e sua relação com as patologias identificadas; elaborar um guia norteador para equipe de enfermagem, contendo orientações sobre as patologias, medicações e efeitos adversos. Método: Participaram do estudo 7 profissionais da equipe de enfermagem que responderam um questionário com dez questões, onde foram elencadas seis patologias (Acidente Vascular Cerebral - AVC; Miastenia Gravis; Esclerose Múltipla; Epilepsia; Aneurisma Cerebral e Tumor Cerebral) e as medicações foram divididas em cinco classes terapêuticas (analgésicos, opióides, antibióticos, drogas que afetam a coagulação sanguínea, anticonvulsivantes e laxativos). Resultados: A análise dos dados possibilitou identificar a necessidade e interesse da equipe quanto à elaboração do guia. 97,14% dos profissionais querem e pretendem usar o material didático; em relação aos sinais e sintomas das patologias, 54% acertaram a associação entre patologia e sintoma. Quanto ao uso de heparina que é um dos anticoagulantes mais utilizados na unidade neurológica, apenas 14,29% acertaram todos os efeitos adversos que ela pode apresentar, 97% acham importante sua implantação, e 92,86% sentem a necessidade de conhecer mais sobre as doenças e medicamentos comuns da unidade. Conclusão: Diante dos dados obtidos, o guia foi elaborado com a ajuda de um design gráfico, o qual facilitou a compreensão da equipe de enfermagem. O guia serviu de base para motivar os profissionais da unidade na continuidade deste estudo. A relevância deste trabalho está na sua contribuição para alinhar a atuação e o conhecimento da equipe de enfermagem frente às patologias e medicações prevalentes na unidade neurológica. Contudo, o guia proporcionou maior segurança no preparo e administração de medicamentos aos, assim como, uma assistência de enfermagem especializada que atende os pacientes neurológicos.