Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1562

Pôster


1562

USO DOS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVUDUAL: CONHECIMENTO E ADESÃO DOS ENFERMEIROS QUE ATUAM EM UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL

Autores:
Renato Aparecido Adão Junior () ; Carmen Myrella Ap. dos Santos Gutierrez (Instituto de Ensino Superio de Itapira - IESI) ; Daniela Cristina Sandy Turole (Instituto de Ensino Superio de Itapira - IESI) ; Simone Aparecida Cardoso (Instituto de Ensino Superio de Itapira - IESI) ; Simone Leon (Instituto de Ensino Superio de Itapira - IESI)

Resumo:
A incidência de acidentes de trabalhos por profissionais da saúde ainda é muito grande mesmo com um trabalho de conscientização até mesmo do ministério do trabalho junto com a segurança do trabalho dessas instituições. O uso dos EPIs é uma medida imprescindível tanto à segurança dos trabalhadores quanto à dos pacientes. Conhecer esta realidade poderá contribuir para as ações institucionais na busca de melhores condições de trabalho e na qualidade do reprocessamento dos artigos. Objetivo:Analisar o conhecimento e adesão da equipe de enfermagem quanto ao uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs).Material e método:Trata-se de um estudo de natureza qualitativo, utilizou-se um instrumento de entrevista semiestruturado, contendo 11 questões sobre biossegurança e uso de EPI’s aos enfermeiros que atuam em um serviço de atendimento móvel do interior de São Paulo.Resultados:Foram entrevistados enfermeiros que atuam em unidade de atendimento móvel, sendo de extrema importância. Percebe-se que o profissional enfermeiro se preocupa com a segurança, da equipe e de seus pacientes, buscando sempre usufruir da melhor prática de proteção padrão.Conclusão:É notável a importância da educação em saúde no ambiente de trabalho, reforçando o conhecimento e a conscientização dos profissionais de saúde para com o uso correto dos equipamentos de proteção individual e coletiva, para amenizar as consequências que os acidentes possam trazer a estes profissionais, levando a lesões irreversíveis algumas vezes.Contribuições para a enfermagem: O conhecimento e a conscientização sobre os dispositivos melhoraram através do grupo de gerenciamento de riscos, no qual os enfermeiros estão sempre se aprimorando e buscando novas diretrizes de como trabalhar com segurança, participando de cursos e palestras envolvendo ergonomia e biossegurança, e assim não ficando somente com o que aprendeu na graduação. Descritores:Equipamento de proteção individual; Precauções; Doenças ocupacionais. Referências: 1RODRIGUES, LMC; Silva CCS; MARTIMIANO CS. Riscos ocupacionais: percepção de profissionais da enfermagem da Estratégia de Saúde da Família em João Pessoa. Rev. Bras. Cienc. Saúde. 212; 16(3): 325-332. 2 PIAI-MORAIS, T H.; ORLANDI, F S.; FIGUEIREDO, R.M. Fatores que influenciam a adesão às precauções-padrão entre profissionais de enfermagem em hospital psiquiátrico. Rev. EscEnferm USP. 215; 49(3): 12-24. 3 SILVA, G.S.; ALMEIDA, A. J.; PAULA, V. S.; VILLAR, L.M. Conhecimento e utilização de medidas de precaução-padrão por profissionais de saúde. Esc. Anna Nery. 212; , 16 (1): 12-2.