Pôster
1561 | SIMULAÇÃO REALÍSTICA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO | Autores: Daniela Cristina Sandy Turole () ; Maria Lúcia Carmo Cruz Robazzi (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP) ; Ariadne da Silva Fonseca (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP) |
Resumo: Introdução: A simulação realística como metodologia de ensino contribui de forma significativa para a formação de profissionais mais qualificados, produzindo competências técnicas, éticas e políticas para o enfrentamento dos problemas de saúde nos quais estejam inseridos1. Objetivo: Apresentar a experiência do docente de graduação em enfermagem com a utilização da simulação realística (SR) como metodologia de ensino. Metodologia: Aulas com SR ocorreram nos meses de março a junho, no laboratório de práticas clínicas da IES. Resultados: Foram utilizados cenários de situações clínicas, que antecediam cada ciclo de atuação prática dos graduandos de enfermagem. Cada cenário foi preparado e testado previamente, foram utilizados manequins de baixa fidelidade, materiais e equipamentos. Explanação teórica prévia foram feitas e disponibilizados textos para releitura; a seguir os alunos participavam dos cenários. Enquanto esses aconteciam (4 a 8 participantes), os demais assistiam a SR. Após a finalização, todos reuniam-se, onde o facilitador iniciava o debriefing, relacionando os conteúdos e enfatizando os aspectos positivos e pontos para melhoria. Conclusão: A SR contribuiu para a efetivação do processo de aprendizagem ativa, crítica e reflexiva, decorrente da aproximação à realidade assistencial em enfermagem, favorecendo a manifestação dos sentimentos vivenciados durante esse processo.Contribuições para a Enfermagem: Espera-se que esta investigação contribua para o desenvolvimento de estratégias ativas de aprendizagem, oferecendo subsídios metodológicos para a a formação de profissionais mais qualificados em saúde.
Referências:
Martins, JCA. A experiência clínica simulada no ensino de enfermagem: retrospectiva histórica. Revista Acta Paulista de Enfermagem. 212, set.; 25(5):619-25
Baptista, R.; Pereira, F.; Martins, J. Perception of nursing students on high-fidelity practices: a phenomenological study 216. Journal of Nursing Education and Practice. 216, March; 6(8): 1-21 |