Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1559

Pôster


1559

IDENTIFICAÇÃO DAS METAS INTERNACIONAIS DE SEGURANÇA DO PACIENTE PELOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TERAPIA INTENSIVA

Autores:
Roberta Kele Ribeiro Ferreira () ; Andriger Baier da Silva (UNISUAM) ; Cinara Lucia Sant’ana Maia (UNISUAM) ; Monique Francisco de Paula (UNISUAM) ; Vanessa Gomes da Silva (UNISUAM) ; Patrícia Souza dos Santos (UFRJ)

Resumo:
Introdução: A segurança do paciente é a redução de atos inseguros nos processos assistenciais e uso das melhores práticas, para isso estabeleceu-se 6 (seis) metas internacionais de segurança do paciente, que são adotadas por instituições de todo o mundo1. Objetivo: Relatar a experiência de estudante de enfermagem na identificação das metas internacionais de segurança do paciente no estágio curricular supervisionado. Descrição Metodológica: Relato de experiência desenvolvido a partir da vivência dos estudantes de enfermagem no estágio curricular supervisionado em terapia intensiva a partir da temática de segurança do paciente. Resultados: A identificação do paciente, todos os leitos e pacientes são identificados. A comunicação entre os profissionais há um quadro com informações completas de todos os pacientes, os prontuários são de livre acesso. Os medicamentos chegam ao setor separado e embalado e identificados pelo nome e leito do paciente para o período de 24 horas, há uma conferência realizada pelo enfermeiro. A meta destinada a cirurgia segura, não identificamos na prática, pois não houve assistência no pré-operatório. A higienização das mãos e realizada antes e depois de cada procedimento e sempre que necessário, há pia acessível para todos e álcool gel. Ao risco de queda e lesão por pressão todos os leitos têm grades e os pacientes são protocolados quanto ao risco de queda e há coberturas específicas para a proteção de pele. Conclusão: É importante conhecer os riscos relacionados aos cuidados em saúde, este conhecimento e relevante para estabelecer articulações entre serviços hospitalares, desencadear ações. Contribuição/Implicações para a Enfermagem: A contribuição de enfermagem se faz para redução de eventos adversos e melhorar a qualidade e segurança do paciente. Referências: Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Documento de referência para o programa nacional de segurança do paciente de 214. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/documento_referencia_programa_nacional_seguranca.pdf> acessado dia 6/6/216 às 18h19min. Descritores: Estudantes de enfermagem, segurança do paciente e terapia intensiva. EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde.