Pôster
1554 | O DESAFIO DA INTEGRAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA NO CURSO DE ENFERMAGEM DA ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE NO DISTRITO FEDERAL | Autores: Gabriela Jacarandá Alves () ; Sandra Renata Nakashoji (Escola Superior de Ciências da Saúde) ; Maria José Barbosa Chaves (Escola Superior de Ciências da Saúde) |
Resumo: Este projeto representou a oportunidade de traduzirmos ação enquanto sujeitos transformadores da realidade, sendo o objeto de estudo o problema ligado à vivência concreta dos participantes e a proposta de intervenção para enfrentamento do problema apresentado. Os movimentos de aproximação da problemática, possibilitando reflexão e ação dos sujeitos envolvidos, permitem uma melhor compreensão do problema e criam possibilidades de superação e mudanças. O Curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), no Distrito Federal, tem currículo integrado e contextualizado; o processo ensino-aprendizagem crítico e reflexivo propicia ao estudante a compreensão da ordem social de inserção da sua prática profissional. Os processos educativos do curso desenvolvem-se em dois eixos: dinâmica tutorial por meio da aprendizagem baseada em problemas (ABP); e habilidades práticas em enfermagem (HPE), utilizando a metodologia da problematização. A integração teórico-prática efetiva deve favorecer a formação do egresso na perspectiva da integralidade, e ao docente, cabe aprimorar conhecimentos, refletir sobre seu papel na integração ensino-serviço-comunidade. Dessa forma, este projeto teve como objetivo principal contribuir para integração dos eixos teórico e prático na segunda série do Curso de Enfermagem da ESCS. A proposta apresentada teve abordagem qualitativa, durante a qual se pretendeu planejar, observar, agir e refletir de maneira consciente, sistemática e rigorosa, de modo à melhor compreensão da realidade, tendo em vista contribuir para a mudança da educação na saúde, ancorada nas diretrizes da integralidade da atenção e na abordagem construtivista da aprendizagem. O trabalho foi realizado de forma interdisciplinar, e a atuação em equipe permitiu a reflexão sobre o processo de trabalho, promovendo a qualidade do ensino. Para tanto, foram propostas quatro oficinas e atividades que permitiram explorar as experiências e vivências enquanto docentes, visando à identificação de problemas e dificuldades que o grupo compartilha em situação real como educadores. |