Pôster
1548 | ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL NO ÂMBITO DO HOSPITAL GERAL NO BRASIL | Autores: Bárbara Tavares da Silva () ; Gisele Fernandes Tarma (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ; Mariângela Aparecida Gonçalves Figueiredo (Universidade Federal do Rio de Janeiro) |
Resumo: A assistência psiquiátrica no século XX foi marcada pela segregação e, durante muito tempo, o hospício constituiu-se um local de isolamento, repressão e recolhimento do louco¹. Após a segunda guerra, esse modelo começou a ser criticado e com isso foram surgindo as enfermarias em hospitais gerais. Emergiu, então a ideia de que a internação psiquiátrica deveria ser integrada a estruturas assistenciais extramurais. Porém não pode-se afirmar que as forças sociais hoje estejam mais organizadas, nem que esse tipo de assistência esteja consolidada e incorporada à cultura médica local. Objetivos: analisar e investigar como ocorreu o processo de implantação do atendimento em Saúde Mental no hospital geral, cuja questão norteadora foi: de que forma se organizou a atenção à Saúde Mental no âmbito do hospital geral? Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa acerca do tema abrangendo publicações nas bases no período de 1996 a 213. Resultados: Foram identificados oito artigos pertinentes ao tema. Conclusões: Evidenciaram-se mudanças do paradigma da atenção à Saúde Mental oferecido pelo Hospital Geral. Pode-se concluir que ocorreu a partir dos preceitos da Reforma Psiquiátrica no Brasil, uma transição do atendimento centrado no modelo biomédico, individualista e biologicista. Surgindo a idéia de que a internação psiquiátrica deveria ser integrada a estruturas assistenciais extramurais, alicerçado em leis que propõe acabar com as práticas punitivas e de confinamento, que excluem estes do convívio social, e geram a estes pacientes a cronificação e o agravo da doença. Contribuições para a enfermagem: registrar e discutir o processo constitutivo do atendimento em saúde mental no âmbito do Hospital Geral, a partir do movimento da Reforma Psiquiátrica.
1. LARROBLA,C.; BOTEGA,N.J. Hospitais gerais e filantrópicos: novo espaço para a internação psiquiátrica. Ver. Saúde Pública 26.
Descritores: Reforma Psiquiátrica, Saúde Mental, Hospital Geral. |