COMUNICAÇÃO COORDENADA / PRÊMIO
1540 | VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: REFLEXÕES SOBRE O AGIR DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM | Autores: Jaqueline Correia Pontes () ; Priscilla Rodrigues Caminha Carneiro (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ) |
Resumo: Este estudo bibliográfico objetivou conhecer as formas de violência contra crianças e adolescentes praticadas no lar e refletir sobre a adequada assistência de enfermagem na identificação, intervenção, notificação e na prevenção dos casos suspeitos ou confirmados de violência doméstica na infância e na adolescência. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa em informações publicadas em livros, artigos, revistas e sites eletrônicos como Scielo, Biblioteca Virtual de Saúde e Organização Mundial de Saúde, Constituição Federal Brasileira e o Estatuto da Criança e do Adolescente, com o objetivo de colaborar com a proteção integral das crianças e dos adolescentes. O profissional de enfermagem é essencial ao atendimento às necessidades da criança e do adolescente vítima de maus tratos. Responsável pela assistência nas consequências físicas do ato violento e abordagem holística, focando ações em longo prazo, como prevenção e a notificação, cessando a violação dos direitos da criança e adolescente.
ALGERI, Simone; SOUZA, Lucas M. Violência contra crianças e adolescentes: um desafio no cotidiano da equipe de enfermagem. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 14, n. 4, julho-agosto 26. Disponível em: . Acesso em: 3 agosto. 216.
TANNURE, Meire C.; GONÇALVES, Ana M. P. SAE, sistematização da assistência de enfermagem: guia prático. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 29.
COUTINHO, Leonardo. Crimes na floresta:muitas tribos brasileiras ainda matam crianças e a FUNAI nada faz para impedir o infanticídio. Revista Veja, São Paulo: Editora Abril, ago. p.14-16, 222 ed., ano 4, nº 32, 27.
BRASIL. Ministério da Saúde. Estatuto da criança e do adolescente / Ministério da Saúde. – 3. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 28. 96 p. – (Série E. Legislação de Saúde).
BORGES, Ana L. V.; FUJIMORI, Elizabeth. Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção básica. Barueri, SP: Manole, 29.
MAISONNAVE, Fabiano. China estuda fim à política do filho único. Folha de S. Paulo, 8 de mar. 211.Disponível em:.Acessoem: 14 out. 211.
PAULITSCH, Vivian S. Aborto e infanticídio: representações na arte do século XIX. Campinas: Anais do XVII Encontro Regional de História – O lugar da História. ANPUH/SPUNICAMP, 24.
PEREIRA, Rosemary Ferreira de Souza. Movimento de defesa dos Diretos da Criança e do Adolescente: do alternativo ao alterativo. Dissertação de Mestrado. PontifíciaUniversidade Católica, 1998. |