Pôster
1539 | Vivencia dos discentes de um curso de graduação em enfermagem com o processo de morte. | Autores: Ezequiel Teixeira Andreotti () ; Miriam Buógo (Centro Universitário Metodista IPA) |
Resumo: Introdução: O processo de fenecimento é um evento que os acadêmicos de enfermagem poderão vivenciar durante sua formação acadêmica. Por isso é de extrema importância esse fenômeno ser discutido no ambiente onde osprofissionais de saúde serão formados, para uma melhor compreensão sobre suas caracteristicas e especificidades relacionadas ao próprio conceito e as vivências que cada um traz sobre o tema Objetivo: Conhecer as vivencias de um curso de graduação em enfermagem do Centro Universitario Metodista IPA com o processo de morte. Metodologia: pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório. A pesquisa foi realizada com 7 alunos do referido curso. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas no periodo de agosto a setembro de 212. Os dados obtidos foram analisados através da técnica de análise temática, e distribuídos em três (4) categorias: vivências do acadêmicos (pessoais, profissionais), o sofrimento dos acadêmicos, humanização do cuidado com a morte e o morrer, expectativas no ensino do cuidado e da morte e do morrer. Resultados e conclusão: Apesar do ensino ampliar sua visão sobre o cuidado os estudantes não se sentem preparados para enfrentar o fenômeno morte,necessitando de uma abordagem mais prática, humana,critica -reflexiva e generalista sobre a temática durante a graduação. |