Imprimir Resumo


Anais :: 68° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1534

Pôster


1534

A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DA ENFERMEIRA SEGUNDO O MODELO NIGHTINGALEANO NO BRASIL

Autores:
Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo () ; Maria Angélica de Almeida Peres

Resumo:
Trata-se de uma pesquisa cujo objetivo é analisar os nexos entre a formação da identidade da enfermeira da Escola de Treinamento Florence Nightingale no Hospital Saint Thomas, em Londres/Inglaterra, em 186 e da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), no Rio de Janeiro/Brasil, em 1923. Estudo histórico-social, com base em duas obras: “O poder simbólico da enfermagem norte-americana no ensino da enfermagem na capital do Brasil (1928-1938)” e “As enfermeiras norte-americanas e o ensino da enfermagem na capital do Brasil: 1921-1931”, com referencial teórico de Claude Dubar. No Brasil, estudos apontam que o modelo de ensino idealizado por enfermeiras norte-americanas implantou de fato a Enfermagem Moderna no país, dentro dos rígidos padrões de ensino idealizados por Florence Nightingale, e desta forma criou uma nova identidade profissional de enfermeira. O estudo contribui para melhor compreensão da construção da identidade da enfermeira brasileira, além de possibilitar relacioná-lo com os aspectos que remetem ao contexto histórico-social da época estudada. Referencias: Dubar C. A construção das identidades (La Socialisation: Construction des Identités Sociales et Professionnelles. Paris: Armand Colin. 2). 3ª. Ed. 25. Livraria Martins Fontes, São Paulo. Tradução Andréa Stauel M. da Silva. Disponível em https://pt.scribd.com/doc/21826622/LIVRO-Claude-Dubar-Socializacao. Acesso em 16 ago. 216; Sauthier J, Barreira IA. As enfermeiras norte-americanas e o ensino da enfermagem na capital do Brasil: 1921-1931. Rio de Janeiro, Ed Escola de Anna Nery, UFRJ, 1999. 196 p.; Santos TCF, Barreira I A. O poder simbólico da enfermagem norte-americana no ensino da enfermagem na capital do Brasil (1928-1938). Rio de Janeiro, Anna Nery, 22. 168 p. Descritores: História da Enfermagem; Identidade Profissional; Formação