COMUNICAÇÃO COORDENADA
1530 | COMPETÊNCIAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO | Autores: Kênia Lara Silva () ; Roseni Sena (UFMG) ; Leonardo Pereira Fernandes (UFMG) ; Fernanda Lopes de Araújo (UFMG) ; Adriana Marcela Monroy Garzon (UFMG) |
Resumo: Introdução: Estudos sobre competências para a promoção da saúde (PS) na formação profissional são raros no Brasil. Internacionalmente, destaca-se a produção do documento CompHP1, que define competências essenciais para os profissionais no campo da PS, as quais devem ser abordadas na educação profissional em saúde de modo teórico/prático. Objetivos: identificar as competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro e as estratégias de ensino utilizadas para o seu desenvolvimento. Metodologia: pesquisa descritivo-exploratória de abordagem qualitativa. Foram realizados grupos focais (GF) com professores e alunos de cursos de graduação em enfermagem de instituições públicas e privadas do Brasil. O material foi submetido à análise do discurso. Resultados: Os professores reconhecem diferentes competências desenvolvidas no processo formativo que contribuem para a promoção da saúde, tais como conhecimento teórico, relação interpessoal, liderança, raciocínio clínico, tomada de decisão, autonomia, parceria, comunicação, negociação de conflitos, escuta, organização, mobilização de grupo, diagnóstico e planejamento. Alegam também, estratégias para o desenvolvimento das competências para a PS, tais como projetos de extensão, seminários e outras atividades integradoras e interdisciplinares, além dos estágios e vivencias envolvendo as comunidades. Os alunos ressaltam relação interpessoal, autonomia, parceria, catalisação de mudança e organização como atributos para uma ação em promoção da saúde. Afirmam que as experiências durante a graduação que colaboraram para aquisição dessas competências foram: estágios hospitalares e na atenção básica; visitas em abrigos; projetos de extensão; participação em eventos promovidos pela faculdade. Conclusões/Contribuições para a Enfermagem: As competências presentes no discurso de professores e alunos estão em conformidade com os consensos internacionais. As experiências com o ensino clínico e as atividades extraclasse têm sido apontadas como cenários de desenvolvimento de competências para a Promoção da Saúde. No entanto, nesse mesmo campo são encontradas barreiras para a prática da Promoção da Saúde pelo Enfermeiro.
Descritores: Promoção da Saúde, Educação Baseada em Competências, Estudantes de Enfermagem, Docentes de Enfermagem. |