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1529 | Avaliação da satisfação dos usuários em relação aos serviços ofertados nos Centros de Saúde de Ceilândia, Distrito Federal | Autores: Priscilla Satie Makino da Silva () ; Vanessa Resende Nogueira Cruvinel (Faculdade de Ceilândia - Universidade de Brasília) |
Resumo: O entendimento do usuário como sujeito das ações em saúde é um desafio a ser superado, como proposto na Política Nacional de Humanização(PNH). Esta, estabelece como diretrizes a gestão participativa, entre outras. Todavia, não há como definir estratégias de gestão participativa sem o conhecimento das necessidades dos atores envolvidos, por conseguinte, a avaliação de satisfação dos usuários é de suma importância nesse processo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com aplicação de questionários em 2 Centros de Saúde(CS) escolhidas após sorteio aleatório simples. Participaram da pesquisa 23 usuários que aguardavam o atendimento ou que já haviam sido atendidos pelos serviços. Foi possível concluir que a satisfação do usuário está ligada ao serviço de qualidade executado de forma interativa entre o profissional habilitado e o usuário. No entanto, mais do que na simples resolução do problema é na participação no processo de construção de sua saúde que o usuário encontra a satisfação em sua totalidade. De modo geral, existe um consenso sobre a importância do trabalho em equipe, contudo ainda persiste uma noção de equipe que se restringe à coexistência de vários profissionais numa mesma situação de trabalho, o que configura dificuldades para a prática, visto que a equipe precisa de integração para assegurar a integralidade da atenção à saúde. É necessário que se reavalie o trabalho e os valores da enfermagem dentro deste método funcional. A contradição surge entre a prática fragmentada do funcionalismo e o desejo de prestar um cuidado holístico. Apesar dessa preocupação do enfermeiro com o indivíduo em suas dimensões bio-psico-sócio-espiritual, o processo de trabalho funcional dificulta essa prática. Referência: Pinheiro, GML, et al. Globalização e processo de trabalho em saúde: o desafio da interdisciplinaridade. Enfermeira Global N.2 21.
Descritores: Satisfação do Paciente; Avaliação em Saúde; Atenção Primária à Saúde
EIXO I – Linhas de cuidado e Política de Saúde. |