Pôster
1525 | O MOVIMENTO SINDICALISTA DA ENFERMAGEM NO ESTADO DO PARÁ | Autores: Gabriela Oliveira da Silva () ; Kátia Cristina Leandro Almeida (Universidade da Amazônia) ; Milton Cordeiro Farias Filho (Universidade da Amazônia) |
Resumo: Introdução: A influência dos movimentos sociais dos anos 198 repercutiu na Enfermagem gerando discussões sobre direitos dos profissionais. Em Belém, a organização sindical dos profissionais da área sofreu reflexo de ações semelhantes ocorridas em outros estados do Brasil1,2. Objetivos: Relatar a defluência do movimento sindical nacional na formação do sindicato dos enfermeiros do estado do Pará e demonstrar o fortalecimento da organização da Enfermagem neste estado. Método: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, a partir de pesquisas realizadas na íntegra em trabalhos disponíveis em 21 bases de textos, no período de 25 a 215. Foi utilizado o modelo Prisma3 para identificação, organização e seleção dos textos. Resultados: A inserção política da Enfermagem possibilitou concepção de melhoria salarial e de condições de trabalho. Esta entidade unitária reifica a representação política contribuindo para defesa dos direitos trabalhistas e reivindicação dos interesses comuns da categoria. Conclusão: A formação do sindicato dos enfermeiros no estado do Pará usou atividades sindicais como qualificação da representação política para promover a união e reconhecimento profissional. Implicações para a Enfermagem: A organização política da Enfermagem dentro do movimento sindicalista trouxe maior autonomia à categoria por meio de planos de luta, mudança da postura do profissional e amadurecimento do ser-político.
Descritores: História da Enfermagem. Profissional de Enfermagem. Movimento sindicalista.
Referências:
1. Gomes MLB, Santos TCF. Construindo a identidade sindical das enfermeiras no Rio de Janeiro (1978-1984). Texto Contexto Enferm, 14(4):488-97, 25.
2. Rocha DLS, Zagonel IPS. O conhecimento político na atuação do enfermeiro. Esc Anna Nery Rev Enferm, 13(3): 645-5, 29.
3. Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The Prisma Statement. PlosMedicine, v.6, n.7, p. 1-6, 29. |